Blumenau ganha título de “Capital Catarinense dos Transplantes de Órgãos”

Foto Arquivo Unsplash

Por: Felipe Elias

21/08/2019 - 17:08 - Atualizada em: 21/08/2019 - 17:32

A cidade de Blumenau acaba de receber mais um importante título para a sua coleção, a de Capital Catarinense dos Transplantes de Órgãos. Fruto de uma proposta do deputado estadual Ricardo Alba (PSL), o reconhecimento foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Além de homenagear o trabalho realizado em instituições como a Associação Renal Vida e o Hospital Santa Isabel, uma das referências nacionais em transplantes, o título deve propiciar ao município mais visibilidade junto aos órgãos federais de saúde e facilitar a captação de recursos para a área.

“O título pode ser muito mais do que um designativo, ele pode potencializar a importância da cidade neste quesito junto aos organismos financiadores da saúde e colaborar na melhora da qualidade de vida das pessoas”, destaca Alba.

Transplantes em Blumenau

Na década de 1980, o Hospital Santa Isabel realizou o primeiro transplante renal na cidade. Desde então, a unidade soma mais de 3,5 mil transplantes.

Em 2012, fez o 500º transplante de fígado; em 2015, ultrapassou a marca de 1.000 transplantes renais; e em 2016, atingiu a marca de 1.000 transplantes hepáticos, ano em que efetuou o maior número de transplantes de fígado no país.

Em 2017, o Santa Isabel foi considerado o melhor hospital transplantador do estado, e em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina.

Quer receber as notícias no WhatsApp?