Biometria importada do IGP pelo TRE de SC vale para a eleição 2018

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/10/2018 - 05:10 - Atualizada em: 30/09/2018 - 19:40

Nas eleições do próximo domingo (07), 3.718.201 eleitores catarinenses serão identificados biometricamente nas urnas. Além dos 3.216.364 cidadãos que cadastraram a sua biometria na Justiça Eleitoral, cerca de 500 mil eleitores de 233 municípios de Santa Catarina tiveram seus dados importados das carteiras de identidade e serão convidados a validar sua biometria no momento da habilitação ao voto.

Com isso, 73,33% do eleitorado catarinense utilizará a digital nas seções eleitorais.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral esclarece que eleitores que não fizeram o cadastramento ordinário através do Cartório Eleitoral podem ter sua digital solicitada pelo mesário para ingressar na cabine de votação.

Para averiguar o percentual de reconhecimento das biometrias importadas, foi realizado um teste de campo em São Bento do Sul, no dia 21 de setembro. Na ocasião, nove urnas receberam mais de 300 eleitores que responderam ao questionamento “você costuma fiscalizar seus candidatos?”.

O teste também teve como objetivo levantar orientações para repassar aos mesários que trabalharão nas eleições e irão fazer o batimento oficial das biometrias no dia do pleito.

A importação dessas informações ocorreu graças a um convênio assinado entre o TRE-SC e o Instituto Geral de Perícias, do Governo do Estado. Além de Santa Catarina, apenas Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro tiveram dados biométricos externos à Justiça Eleitoral importados para as próximas eleições.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?