O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alisson de Andrade, será convidado a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a retomada das obras de duplicação da BR-280, no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul (lote 1).
A iniciativa foi definida nesta quarta-feira (14), durante reunião dos deputados que integram a Bancada do Norte. O colegiado também aprovou o envio de uma moção do Parlamento Catarinense ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando providências urgentes.
Fazem parte da bancada os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Sargento Lima (PL), Maurício Peixer (PL), Antídio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Fernando Krelling (MDB).
“Precisamos de uma resposta clara e confiável sobre quando e como a obra será retomada”, afirmou Dr. Vicente, coordenador da bancada.
Segundo ele, a paralisação das obras desde 2022 — quando o DNIT decidiu requalificar o projeto dos 36 quilômetros entre a BR-101 e o Porto de São Francisco do Sul — tem gerado transtornos diários, aumento no número de acidentes e prejuízos econômicos.
“Quem trafega pelo local vivencia uma situação caótica, uma calamidade. São pessoas presas por horas em congestionamentos gigantescos. Mais de 50 mil veículos passam pelo trecho todos os dias, incluindo milhares de caminhões transportando cargas com destino ao porto”, destacou o parlamentar.
Costa do Encanto
Outro tema tratado na reunião foi a pavimentação da rota Costa do Encanto, no trecho de 11 quilômetros entre a Vila da Glória, na parte continental de São Francisco do Sul, e o município de Itapoá. A obra está paralisada desde 2016 devido a uma ação judicial no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, envolvendo questões ambientais.
O procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, participou da reunião e apresentou as ações que o governo estadual está adotando na tentativa de reverter à situação e permitir a retomada dos trabalhos.