Bancada da Grande Florianópolis é oficialmente lançada na Alesc

Deputados Camilo Martins, Marquito e Sergio Motta, durante o lançamento da bancada FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Por: Pedro Leal

06/09/2023 - 08:09 - Atualizada em: 06/09/2023 - 08:20

A Bancada Parlamentar da Grande Florianópolis foi oficialmente lançada na tarde desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa. Composta por quatro parlamentares, ela terá o deputado Marquito (Psol) como coordenador e o deputado Camilo Martins (Podemos) como vice-coordenador.

As bancadas regionais foram oficializadas pela Alesc por meio da Lei Complementar 828/2023, aprovada em julho passado, com o objetivo de dar mais representatividade às regiões catarinenses. No caso da Grande Florianópolis, o grupo dará sequência à agenda já desenvolvida pela frente parlamentar da região, instalada no começo deste ano.

“A Assembleia acerta ao constituir as bancadas, tendo em vista o sucesso da Bancada do Oeste, da articulação entre diferentes parlamentares, que conseguiu muitos frutos para a região”, afirmou Marquito. “Temos desafios bem importantes, como a questão da mobilidade urbana, do saneamento básico, da habitação. Nossa bancada também será um instrumento para prefeitos e vereadores da região.”

Camilo Martins, que coordena a frente parlamentar da região, destacou que a missão da bancada é difícil, em função dos desafios em áreas como a mobilidade e a infraestrutura urbana.

“Já tratamos da questão do contorno viário e a sociedade está no cobrando sobre isso”, disse. “Também vamos tratar da integração do transporte coletivo. Vamos ter uma audiência sobre isso nesta quarta (6), para que os municípios abram mão das linhas municipais para que o Estado assuma o transporte metropolitano.”

Além de Marquito e Camilo, integram a bancada os deputados Sergio Motta (Republicanos) e Sergio Guimarães (União).