O Air Force One, avião oficial de transporte da Presidência dos EUA, foi obrigado a retornar à Base Aérea Conjunta Andrews na noite desta terça-feira (20) com o presidente Donald Trump, após apresentar um problema elétrico, segundo informou um funcionário da Casa Branca ao The New York Times.
O líder da Casa Branca estava a caminho da Suíça, onde discursa nesta quarta-feira (21) no Fórum Econômico Mundial em Davos.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou posteriormente que Trump embarcaria em outro avião na base aérea e seguiria para seu destino inicial. Ele viajou em uma aeronave menor aproximadamente uma hora depois, de acordo com a imprensa americana.
De acordo com Leavitt, o avião retornou “por precaução” depois que a tripulação identificou o problema 45 minutos após a decolagem. Segundo os relatos, algumas das luzes da cabine da aeronave não estavam funcionando corretamente.
Além de Trump, diversos altos funcionários estavam a bordo do avião, incluindo o Secretário de Estado Marco Rubio e Susie Wiles, chefe de gabinete da Casa Branca. O presidente americano deve atrasar sua chegada em cerca de três horas.
Antes de embarcar no novo avião, Trump disse brevemente à imprensa que “esta será uma viagem muito interessante, não sei o que pode acontecer”.
Outros líderes mundiais que discursaram no dia anterior dedicaram um tempo de seus discursos para criticar a pressão do presidente americano sobre a Groenlândia.
* Informações da Gazeta do Povo.