Audiência Pública discute câncer bucal e limites entre bairros, em Criciúma

Foto: Clara Fernandes

Por: OCP News Criciúma

12/11/2019 - 08:11 - Atualizada em: 12/11/2019 - 08:24

O Legislativo de Criciúma vai realizar duas Audiências Públicas nesta semana. Na quarta-feira, 13, será sobre a prevenção ao câncer bucal. Proposta pelo vereador pastor Jair Alexandre (PSC), o evento será discutido no Paço Municipal, às 19h. Já na quinta-feira, 14, os parlamentares vão discutir sobre a delimitação entre os bairros Primeira Linha/Pontilhão, Sangão e Loteamento Marisa, também às 19h. Proposta do vereador Tita Beloli (MDB), e ocorrerá no Centro de Eventos do bairro Sangão.

Criciúma tem aumento no número de diagnósticos do câncer bucal

Somente nos primeiros dez meses deste ano, 50 pessoas foram diagnosticadas com câncer bucal em Criciúma. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de boca está mais presente entre homens, e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos.

“Na grande maioria dos casos são ex-fumantes e têm seus diagnósticos um pouco tardios. Assim, é necessário criar métodos públicos para prevenção a esse câncer”, pontuou Deivid Floriano, Coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

Políticas públicas para discutir a prevenção da doença serão discutidas em Audiência Pública nesta quarta-feira.

Encontro discute mudança de Bairro

A delimitação entre os bairros Primeira Linha Pontilhão, Sangão e o Loteamento Marisa será discutida em Audiência Pública nesta quinta-feira (14/11). “Uma primeira audiência já foi realizada para delimitação entre os bairros Primeira Linha Pontilhão. Porém, os moradores do Bairro Marisa querem agora pertencer ao Bairro Sangão”, pontuou.

Segundo o vereador, no primeiro encontro a comunidade havia escolhido estar na região pertencente à Primeira Linha. Agora, a Audiência possibilitará a alteração do endereço para o Sangão.