Ativistas indígenas tentaram invadir o Congresso Nacional na noite desta quinta-feira (10) e tiveram que ser contidos por forças de segurança – a invasão ocorreu manifestação do Acampamento Terra Livre (ATL), em defesa dos territórios indígenas.
As informações são do portal Metrópoles.
O grupo seguia em direção ao Congresso como parte da programação do acampamento, no último ato do dia; a área gramada em frente ao prédio do Legislativo estava isolada por barreiras físicas e com um acordo para que os participantes não ultrapassassem o limite estabelecido.
Foi então que os indígenas derrubaram as grades e policiamento nas Casas Legislativas precisou ser reforçado por agentes das policias legislativas, com uso de agentes químicos para conter a invasão.
De acordo com a Câmara dos Deputados, os indígenas “romperam a linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Nacional”.
A ação policial foi acompanhada por helicópteros que sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios.
Por meio de nota, a Câmara dos Deputados disse que cerca de mil indígenas romperam a linha de defesa.
Ainda segundo a Câmara, o acordo com o movimento indígena, que reúne lideranças de diferentes etnias do país, era que os cerca de 5 mil manifestantes chegassem apenas até a Avenida José Sarney, anterior à Avenida das Bandeiras, que fica próxima ao gramado do Congresso. Parte do grupo decidiu ultrapassar este limite.