Artista transforma armas em pás para plantar árvores

Por: Áurea Arendartchuk

01/07/2019 - 12:07 - Atualizada em: 01/07/2019 - 12:17

O artista e ativista mexicano Pedro Reyes, ficou famoso no mundo por transformar armas em pás para plantar árvores. Reyes mora em Culiacán, cidade com a maior taxa de mortes por armas de fogo no México.

Ele sentiu que a partir das armas, um agente de morte, poderia haver transformação e que havia algo de positivo e bom no material, que poderia ser aproveitado.

Foi então que ele começou uma campanha pedindo às pessoas que entregassem suas armas em troca de um cupom pra comprar eletrônicos ou eletrodomésticos.

Depois que Pedro coletou 1.527 pistolas para o projeto “Pás por armas”, o armamento foi levado para uma base militar do México. Lá as armas foram esmagadas com um trator, derretidas e transformadas em mais de 1.500 cabeças de pá.

As novas pás foram distribuídas para instituições de arte e escolas públicas, onde as pessoas da comunidade utilizam para plantar milhares de árvores. “Agora elas existem apenas com o propósito de plantar árvores e criar vida”, disse o artista.

Algumas das lâminas alcançaram a Galeria de Arte de Vancouver, o Instituto de Arte de São Francisco, a Maison Rouge em Paris e outros lugares do mundo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger