Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Argentinos poderão entrarem nos EUA sem visto, informa Milei

Foto: Vox España/Wikimedia Commons

Por: OCPNews Brasilia

28/07/2025 - 15:07 - Atualizada em: 28/07/2025 - 15:45

O governo argentino assinou um documento com autoridades americanas nesta segunda-feira (28) para isentar argentinos do visto de turismo. O presidente Javier Milei recebeu a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês), Kristi Noem, em visita oficial à Argentina.

“O gabinete do presidente informa que a República Argentina iniciou o processo de incorporação no Visa Waiver Program, que, ao terminar com êxito, permitirá que milhões de argentinos possam viajar aos EUA para turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo com este privilégio”, diz um comunicado oficial.

A representante do governo de Donald Trump já havia assinado outro acordo de cooperação em segurança com a ministra Patricia Bullrich antes do encontro com Milei.

Em declarações publicadas no site do governo americano, Noem afirmou que, “sob a liderança do presidente Javier Milei, a Argentina está se tornando uma aliada ainda mais forte dos Estados Unidos — mais comprometida do que nunca com a segurança das fronteiras de ambas as nossas nações”.

Segundo dados expostos pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, a Argentina possui atualmente a menor taxa de permanência fora do prazo de visto em toda a América Latina e 25% a mais de argentinos viajaram para os EUA nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o ano passado – “o maior aumento entre os 20 países com maior número de chegadas internacionais. É por isso que estamos tomando medidas para permitir que a Argentina retorne ao Programa de Isenção de Visto”, disse Noem no comunicado.

As autoridades argentina e americana deram um primeiro passo no processo para isentar os argentinos da documentação para entrada nos EUA. Noem e Milei assinaram uma carta de intenções para que a Argentina seja novamente aceita no Programa de Isenção de Visto (VWP).

O país foi removido do programa em 2002, segundo informou o DHS. Com a medida, os argentinos que querem visitar o país para turismo ou negócios precisam agora passar por processo burocrático longo para obter um visto temporário tipo B1/B2.

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, também participaram da reunião na Casa Rosada nesta segunda-feira.

Para ser implementado oficialmente, o acordo precisa passar por todas as etapas estabelecidas pelas agências de segurança dos EUA e o governo argentino deve estar com todas as condições técnicas, incluindo a troca de informações de antecedentes criminais e dados biométricos, em dia.

Como funciona o WWP

O Programa de Isenção de Visto (VWP) do governo americano permite que cidadãos de alguns países elegíveis permaneçam nos EUA para turismo ou negócios pelo período de até 90 dias sem precisar solicitar um visto nos consulados.

Se formalizado o acordo, os argentinos passarão apenas por um processo burocrático simplificado de preencher uma Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA), um formulário digital com um custo de US$ 21 (cerca de R$ 117) que verifica determinadas informações do solicitante e determina sua elegibilidade para viajar.

Segundo informações do governo americano, atualmente 42 países fazem parte do programa, a maioria da Europa, incluindo Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino. Na América do Sul, apenas o Chile desfruta desse benefício.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp