Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprovado PL que reserva vagas a filhos de mulheres vítimas de violência em Jaraguá do Sul

Foto: divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

12/04/2023 - 16:04 - Atualizada em: 12/04/2023 - 16:05

O Projeto de Lei Ordinária nº 13/2023, de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Schappo (Novo), foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. O projeto estabelece a reserva de vagas em creches e escolas da rede pública municipal para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica no município.

De acordo com o texto da matéria, fica garantida a vaga em Centro Municipal de Educação Infantil e escolas municipais para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar de natureza física, psicológica e/ou sexual.

Para comprovar a situação de violência, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido pela autoridade policial e relatório de encaminhamento e acompanhamento elaborado pelo órgão de referência da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Dessa forma, a transferência de uma unidade escolar para outra será concedida visando resguardar a segurança da mulher e dos filhos. A garantia e a priorização de vaga ou transferência de unidade independerá do zoneamento escolar.

De acordo com os autores, em muitos casos a vítima precisa se afastar do agressor e recomeçar a vida em outro lugar, assumindo o papel de provedora do lar e ainda conseguir vaga em creches e escolas para seus filhos. Para eles, a criação de reserva de vaga vai se concretizar como mais uma forma de suporte à mulher que busca a ruptura do ciclo de violência, garantindo mais segurança e forma digna de vida a elas.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.