Lei que libera visita de pets a pacientes internados em Jaraguá do Sul é aprovada

Pelo projeto Dia do Desejo, do Hospital São José, a paciente Jaslyn pode receber a visita da sua pet Susi | Foto Divulgação/HSJ

Por: Elissandro Sutil

08/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 08/05/2019 - 08:53

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram nesta terça-feira (7) em segunda votação o projeto de lei que regulamenta a entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais, e outros ambientes terapêuticos e de tratamento no município. A proposta também recebeu emenda para ampliar as visitas a asilos da cidade.

 

 

Com a aprovação do projeto na sessão desta terça-feira, o presidente da Câmara e autor da proposta, Marcelindo Gruner (PTB), agora deve marcar reuniões com as direções dos hospitais da cidade para discutir o funcionamento do programa na prática.

Segundo o texto, são as próprias instituições que definirão as regras e locais para receber os animais. Entretanto, o projeto já prevê algumas normas, definidas pela Organização Mundial da Saúde, para garantir a segurança e higiene de pacientes e dos locais visitados.

Em Jaraguá do Sul, o Hospital São José (HSJ) já realizou o encontro de três pacientes da instituição com seus animais de estimação. As visitas foram parte do projeto de humanização do hospital chamado Dia do Desejo, para pacientes crônicos e de longa permanência.

O objetivo é realizar ações que auxiliem no bem estar do paciente e na humanização do atendimento. “Estas três experiências nos mostraram que a visita do pet para nossos pacientes aumenta o ânimo e com certeza contribui para uma melhor recuperação”, avalia o diretor geral do HSJ Maurício José Souto-Maior.

Dona Renata e seu cachorrinho Bob durante visitação (E). Paciente Gerônimo também pode aproveitar a companhia da pet Lassy (D) | Foto Divulgação/HSJ

O diretor reforça que as visitas foram autorizadas mediante análise prévia dos casos, seguindo um protocolo para segurança do paciente e a vinda do animal ao hospital, sendo que a visita acontece na área externa da instituição.

Souto-Maior diz que o objetivo é manter o projeto, já que foram experiências benéficas para os pacientes. No entanto, a regulamentação da prática na entidade a partir do projeto de lei aprovado é um assunto que ainda precisa ser discutido e analisado internamente pela equipe.

O diretor-executivo do Hospital e Maternidade Jaraguá, Sergio Luis Alves, vê a iniciativa das visitas de pets aos pacientes com bons olhos, mas também acredita que a matéria precisa ser estudada e discutida com profissionais da área e também com a comunidade.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?