Aprovada criação da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduíno Raulino

Foto: Divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

01/08/2023 - 15:08 - Atualizada em: 02/08/2023 - 15:02

Em sessão realizada nesta terça-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que cria a Escola do Legislativo Vereador Professor Balduíno Raulino. O projeto de Lei é de autoria do presidente da Casa, Luís Fernando Almeida e tem a assinatura de coautoria dos vereadores Ronnie Lux (MDB) e Osmair Gadotti (MDB).

O objetivo é proporcionar um espaço dedicado ao aprimoramento e qualificação dos parlamentares e servidores do Legislativo Municipal, oferecendo suporte conceitual e treinamento nas áreas legislativa, organizacional e da administração pública. Além disso, busca possibilitar a complementação dos estudos em todos os níveis de escolaridade, fornecendo conhecimentos básicos para o exercício das funções dos servidores, considerando suas lotações e atribuições.

A Escola do Legislativo também terá a função de desenvolver programas para a formação e qualificação de lideranças comunitárias e políticas, coordenar e executar programas e ações institucionais da Câmara Municipal, como o Programa Alunos no Legislativo, Programa Câmara Mirim, Programa Câmara Aberta, Programa Permanente de Visitação ao Legislativo, entre outros.

A escola será composta por uma estrutura organizacional que inclui a Presidência, a Assessoria Pedagógica, a Coordenação de Projetos, a Supervisão de Projetos e o Conselho Deliberativo. Os cargos da estrutura organizacional serão ocupados por vereadores e servidores efetivos da Casa de Leis, com mandatos de dois anos.

Homenagem

A Escola do Legislativo leva o nome de um importante político jaraguaense: Balduíno Raulino, que foi vereador de 1989 a 1996 e presidente do Legislativo em 1990. Segundo o vereador Luís Fernando Almeida, a homenagem se dá por conta de toda a contribuição dada por Raulino ao município. Foi professor e atuou por muito tempo na promoção da educação e da cultura na cidade. Faleceu em 6 de abril de 2023, deixando a esposa, 3 filhas, 3 genros e 3 netas, além de um grande legado de realizações para o município.

Para o autor da proposta, a criação da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduíno Raulino representa um importante avanço para o aprimoramento e a capacitação dos envolvidos na atividade legislativa em Jaraguá do Sul, reforçando o compromisso com a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à comunidade. A expectativa é que a escola se torne um espaço de excelência no desenvolvimento de lideranças e na promoção de uma maior integração entre o Legislativo e a sociedade jaraguaense.

Foto: Arquivo pessoal

Presença dos familiares

Familiares de Balduíno estiveram presentes na votação e também deram seus depoimentos à TV Câmara Jaraguá do Sul.

A esposa Marister Battisti Raulino afirmou que de onde ele estiver, o homenageado está vibrando com a criação e a nomeação da Escola do Legislativo, pois sempre foi uma pessoa dedicada ao desenvolvimento de projetos como esse.

“E ninguém mais especial do que o Balduíno. Vivemos muito tempo juntos e com certeza ele diria assim: ‘estou feliz, estou contente. Muito grato e muito agradecido”, destacou.

A filha Mara Isa Battisti Raulino agradeceu a homenagem e disse que, na visão dela como professora, acredita que os vereadores e lideranças comunitárias precisam aprimorar o conhecimento para lidar melhor com as demandas da sociedade.

“As leis se modificam de maneira muito rápida e nós como cidadãos não podemos ficar à mercê. O pai sempre se viu como professor e ele o era. Um grande professor nos ensinamentos em casa, nos ensinamentos na rua”, recordou.

Cintia C. Battisti Raulino, outra filha, ressaltou o legado que o pai deixou ao município e aos moradores jaraguaenses.

“Diria que o amor ao aprendizado e à educação, é o que deixa para a gente. Tá no sangue, né? E nada melhor do que continuar os passos dele, o legado dele, construindo a nossa história também na educação e no município, dando sequência ao trabalho lindo que ele deixou”, frisou.

Cinara M. Battisti Raulino salientou que a criação da Escola do Legislativo é uma ação que olha para o futuro, mas o nome dado à Escola é também um olhar para o passado e para quem já trilhou caminhos que ainda vamos trilhar.

“É importante também a gente reconhecer quem construiu até aqui, porque eram outros tempos e realmente eram momentos muito difíceis naquela época de fazer o que ele fez. Então, olhar para o futuro e não deixar de reconhecer quem fez e construiu até aqui”, explicou.

Histórico de Balduíno Raulino

Balduino Raulino nasceu em Nova Trento, no dia 3 de abril de 1945, filho de Horácio e Maria Schneider Raulino. Em 1955, foi para o Seminário São José em Castro (PR), posteriormente passando por outros Seminários religiosos em São Paulo e Minas Gerais até 1968, após iniciar os Cursos de Teologia e de Filosofia.

Atuou como professor em Nova Trento (1968), trabalhou na empresa Marcatto Chapéus (1968/1969). Em 1970 retornou a São Paulo para conclusão do Curso de Filosofia. Em 1971 foi convidado a ministrar aulas no município de Ibirama/SC e posteriormente veio a residir novamente em Jaraguá do Sul, onde passou a lecionar nos Colégios Divina Providência, São Luís, Abdon Batista e na Fundação Educacional Regional Jaraguaense – Ferj (depois Unerj), onde lecionou por 19 anos. A partir de 1977, atuou na empresa WEG como chefe de seção até 1983. Fez pós-graduação em História da Cultura pela PUC-RS em 1978.

Casou-se em 1976 com Marister Battisti e tiveram três filhas: Mara Isa, Cintia e Cinara.

Na vida pública destacou-se a partir de 1983 quando assumiu a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, criando em 1985 a Fundação Cultural, estando à frente da Cultura, principalmente, até 1996.

Norteou sua atuação nos estudos realizados no Seminário e assim instituiu o Jaraguá em Dança, o Concurso de Declamação, o Festival da Canção, o Festival de Teatro, a Festival de Quadrilhas, o Concurso de Bandas e Fanfarras, a Feira do Livro, a Feira Livre de Arte e Artesanato, o Aniversário de Jaraguá do Sul, entre tantos outros eventos que ainda hoje acontecem.

Deu início ao Arquivo Histórico, ao Museu Municipal Emílio da Silva, ao Museu do Expedicionário e a Casa do Colonizador. Quanto as entidades culturais, foi um grande incentivador no resgate do patrimônio cultural dos imigrantes ou colonizadores do nosso município, auxiliando no início da Associação Húngara e da Associação Polonesa, o Centro de Cultura Alemã, o Círculo Italiano, e na manutenção das Sociedades de Atiradores com apoio aos seus eventos.

Em 1988 iniciou-se a formatação de uma grande festa, que propiciou a criação da ACSTVI (Associação dos Clubes Sociais e de Caça e Tiro do Vale do Itapocu) em março de 1989 e a 1ª Schützenfest em outubro de 1989.

Balduino buscou subsídios para a festa, que com o tempo foi se estruturando com elementos essenciais à tradição dos atiradores. Foi presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da festa por cinco anos. Seus estudos e sua experiência na área cultural foram essenciais na organização desta festa e na preservação da história dos atiradores.

Na área educacional se sobressaiu como dirigente municipal, no período de 1983 a 1989, criando escolas, estruturando a educação municipal, contribuindo para a criação da Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação de SC, sendo seu primeiro presidente em 1987. Realizou eventos, congressos, estudos, oficinas e capacitações, onde os professores puderam se aperfeiçoar e assim qualificar o ensino público municipal. Para Balduino, a educação era a estrutura fundamental da sociedade.

No turismo efetivou a ideia do turismo férreo – naquela época, inédito no Brasil (1985), o Voo Livre, a Feira da Malha, de exposições como de Canaricultura e a de Orquídeas. Inclusive foi um dos fundadores do Círculo de Orquidófilos.

No esporte foi precursor do Programa Esporte para todos e Lazer nos bairros, o Campeonato Varzeano, o Peladão, o Festival de Canoagem e Caiaques, o Festival de Pipas, a Rua de Lazer, o incentivo para as diversas modalidades, e na criação da Fundação Municipal de Esportes em 1993.

Foi eleito vereador em 1989 pelo PMDB e em 1992 pelo PTB, estando a frente da confecção da primeira Lei Orgânica do Município, e foi presidente da Câmara de Vereadores em 1990.

Criou em 1997 o Centro Educacional Integrado Jaraguaense – CEIJ, atendendo inicialmente o ensino fundamental e médio, na modalidade supletivo, e 1ª série do Ensino Médio Regular, saindo da entidade em 2000, quando após estudos e busca de investidor, inicia a Fameg – Faculdade Metropolitana de Guaramirim (hoje do grupo Uniasselvi), entidade de curso superior em Guaramirim, atuando na mesma até 2008 como diretor/reitor.

Após esta data e de uma longa jornada de muito trabalho e dedicação em todos os locais em que atuou, Balduino passa a dedicar-se integralmente à família, até o seu falecimento em 6 de abril de 2023.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.