Aplicativo feito em SC ajuda surdos a acionar socorro em emergências

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Por: Elissandro Sutil

26/09/2019 - 17:09 - Atualizada em: 27/09/2019 - 08:24

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou, na manhã desta quinta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, um aplicativo inédito para atendimento de pessoas surdas. A corporação é a primeira do país a ter uma ferramenta de acionamento de socorro para os surdos.

O lançamento oficial, que teve a presença do governador Carlos Moisés (PSL), fez parte da solenidade de aniversário de 93 anos do CBMSC.

O aplicativo SOS Surdo foi elaborado pela Divisão de Tecnologia da Informação do CBMSC. O processo de desenvolvimento começou em um Hackathon, maratona de programação, em 2016.

A solução, que apresenta as ocorrências em textos e vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), permite aos surdos acionarem as equipes de plantão. Como foi criada em software livre, com código aberto, é possível ser usada por outras corporações.

“Este é um momento importante para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mais uma vez cumpre sua missão: atender a comunidade sem medir esforços”, destacou o comandante-geral, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

Agora, complementou o coronel, os bombeiros militares e comunitários passam por treinamentos na Língua Brasileira de Sinais, permitindo a proximidade e atendimento de qualidade para a comunidade surda.

O aplicativo gratuito é de uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez com informações pessoais e endereço. O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário.

O SOS Surdo está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

 

*Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger