Aplicativo catarinense é apresentado durante seminário na Espanha

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

05/07/2019 - 18:07 - Atualizada em: 05/07/2019 - 18:46

Um aplicativo inovador de promoção à educação ambiental desenvolvido em Santa Catarina foi apresentado como exemplo durante a 7ª Conferência Internacional sobre Criatividade e 9º Fórum Internacional de Escolas Criativas, em Barcelona (Espanha), na quinta-feira (04).

Com o nome de “Polinize Ideias”, o App tem a missão de divulgar informações voltadas para a educação ambiental, entre as quais: instituições, iniciativas, pontos de coleta seletiva, reciclagem, descarte de lixo eletrônico, hortas comunitárias, parques, museus e jogos educativos.

A ideia chamou a atenção de acadêmicos da Faculdade de Educação de Barcelona, que convidaram os organizadores para apresentar o App como case no “Mercado de Experiências” da Conferência.

A professora responsável pelo projeto na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) Maureen Albina Gonçalves, explica que a ideia do aplicativo surgiu a partir do Portal de Educação Ambiental de Santa Catarina, elaborado pela Universidade do Vale de Itajaí (Univali) e idealizado nas reuniões da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Recheado de notícias e atividades voltadas para o público catarinense, principalmente a respeito do que é realizado em Educação ambiental no Estado, por escolas, associações, organizações não governamentais, entidades públicas e privadas, é mantido pela CIEA/SC e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina.

O Portal logo ganhou espaço na internet e já recebeu mais de 200 projetos criativos. Recentemente, em uma nova fase passará a ser transferido a uma nova plataforma, um APP.

“O celular tem se mostrado uma grande ferramenta educativa e, cada vez mais, aplicativos disponíveis informam, ensinam e ajudam na complementação do conhecimento”, explica a Coordenadora Especial de Integração e Planejamento Ambiental Thays Saretta Sulzbach.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger