Amvali entrega planos de preservação da Mata Atlântica para Corupá e Massaranduba

Foto: Divulgação

Por: Gustavo Luzzani

29/05/2020 - 07:05

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – Amvali, realizou esta semana a entrega dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA, para os municípios de Massaranduba e Corupá. A entrega também marcou o Dia Nacional da Mata Atlântica comemorado no dia 27.

Conforme o resultado dos diagnósticos dos planos, Corupá apresenta 63,4% de sua área coberta com vegetação nativa e 17,4% é utilizado para a bananicultura. Já em Massaranduba, 46,73% do território corresponde aos remanescentes de Mata Atlântica e 17,73% de rizicultura.

A diretora executiva da Amvali Juliana Pereira Horongoso Demarchi, e a engenheira florestal da associação Karine Holler, entregaram o plano municipal aos prefeitos de Corupá João Carlos Gottardi (PSD) e de Massaranduba Armindo Sesar Tassi (MDB).

Juliana Horongoso ao lado do prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi | Foto Divulgação

Em Massaranduba, a Amvali também entregou o Diagnóstico Socioambiental aos secretários. O diagnóstico é um estudo que apresenta dados técnicos com aspectos físico-ambientais, socioculturais, econômicos, uso e ocupação do solo, áreas de risco e de interesse ecológico e ambiental.

Prefeito de Corupá recebendo o plano das profissionais da Amvali | Foto Divulgação

O estudo tem como objetivo auxiliar na organização do espaço público, na elaboração de novos projetos, além de contribuir na definição de políticas públicas para a área urbana consolidada do município.

Os materiais desenvolvidos pela equipe técnica da Amvali, envolveu geógrafos, geóloga, engenheiros civis e florestais e arquitetos.

O que é o Plano

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica foi instituído pela Lei Federal 11.428/2006, a Lei da Mata Atlântica, é um dos instrumentos de planejamento e gestão que o município pode adotar para promover o desenvolvimento sustentável.

O PMMA aborda o diagnóstico da vegetação nativa remanescente e a definição dos principais vetores de desmatamento. Bem como, a indicação das áreas prioritárias para conservação e recuperação da vegetação e ações preventivas aos desmatamentos.

Dessa forma, o PMMA tem como função promover a adequação das normas, políticas e ações municipais relacionadas à recuperação e conservação da Mata Atlântica e definir ações futuras, em favor da conservação do bioma. Além de fortalecer a gestão ambiental municipal e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Dia da Mata Atlântica

O Dia Nacional da Mata Atlântica é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

A data tem como objetivo a conscientização sobre a necessidade de proteger e preservar o nosso bioma Mata Atlântica.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul