Alunos da rede estadual terão acesso gratuito a cursos profissionalizantes

Foto: Divulgação/GovernoSC

Por: Áurea Arendartchuk

02/07/2019 - 17:07 - Atualizada em: 02/07/2019 - 17:52

Os alunos do ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional a partir de agosto. Graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), por meio do Sesi e do Senai, serão oferecidas 3.790 vagas em 40 municípios de todas as regiões do Estado.

O termo de cooperação foi assinado esta semana pelo secretário da Educação, Natalino Uggioni, e pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Os alunos, a partir do 9º ano do ensino fundamental, terão acesso à Educação Maker e à Iniciação Profissional com a metodologia Steam, que pretende desenvolver o jovem de maneira integral, abrangendo competências cognitivas, técnicas e socioemocionais. Steam é o acrônimo em inglês para as disciplinas science (ciência), technology (tecnologia), engineering (engenharia), arts (artes) e mathematics (matemáticas) e a metodologia é trabalhada nas escolas Sesi e Senai.

“Em Santa Catarina, são 200 mil jovens no ensino médio e é importante que eles estejam muito bem preparados para o mercado de trabalho. Muitos destes jovens vão para a indústria também. Temos que trabalhar pela educação que forma o aluno de maneira integral”, afirmou o secretário Natalino Uggioni.

O presidente da Fiesc comentou que o convênio complementa a oferta de ensino em Santa Catarina. “Vamos construir uma educação melhor para o Estado”, destacou Mario Cezar.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger