O governo do Estado poderá investir recursos estaduais na melhoria de estradas federais em Santa Catarina. Na sessão desta terça-feira (1) na Assembleia Legislativa (Alesc), os deputados estaduais rejeitaram o veto da então governadora interino de Daniela Reinehr (sem partido) aos projetos de leis do próprio Executivo.
As propostas autorizam a aplicação de até R$ 350 milhões de dinheiro do Estado para acelerar as obras nas BRs 470, 280 e 163. O veto foi derrubado em dois turnos por ampla maioria.
Ao saber do resultado da votação em plenário, o governador Carlos Moisés agradeceu aos parlamentares. “A decisão demonstra sensibilidade e comprometimento com o Estado. Sempre digo que as rodovias são federais, mas quem transita por elas são os catarinenses”, salientou o governador.
Carlos Moisés foi à Alesc em maio solicitar o apoio dos deputados para a derrubada do veto. A iniciativa prevê investimentos na duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do ltajaí; na reabilitação da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira; e na duplicação da BR-280, no trecho entre o trevo do Bairro ltinga, em Joinville, até São Francisco do Sul.
Durante o mês que ficou à frente do Executivo, Daniela, amparada em parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), vetou os PLs no seu último dia como interina.
Com o retorno de Moisés, e sob novo parecer da PGE, foi costurada na Alesc a derrubada dos vetos para que os recursos fossem repassados ao governo federal.