Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alesc aprova parecer que revoga prisão de Julio Garcia, mas Justiça expede novo mandado

Em sessão extraordinária, realizada de forma virtual, deputados aprovaram parecer de Kennedy Nunes (PSD) | Foto Daniel Conzi/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/01/2021 - 19:01 - Atualizada em: 21/01/2021 - 19:50

Por 30 votos a favor, três contra e duas abstenções, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou parecer do deputado Kennedy Nunes (PSD) favorável à manutenção do mandato e pelo fim da prisão domiciliar do deputado Julio Garcia (PSD), presidente do parlamento catarinense, decretada pela juíza federal substituta, Janaina Cassol Machado. A sessão extraordinária foi realizada na tarde desta quinta-feira (21).

A decisão de plenário – que tem amparo no artigo 2º da Constituição Estadual, que exige anuência do Parlamento para prisão do seu presidente – deve ser encaminhada à Justiça Federal para a soltura do parlamentar, porém um novo pedido de prisão foi expedido, agora referente à primeira fase da Operação Alcatraz. Ainda não há informação sobre essa segunda decisão.

Julio Garcia foi preso nesta terça-feira (19) no âmbito da Operação Hemorragia – segunda etapa da Operação Alcatraz –, que investiga irregularidades sonegação de tributos federais, indícios de elevado desvio de recursos públicos em contratos do governo estadual.

O parecer de Kennedy Nunes havia sido aprovado inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça. Em plenário, os deputados Bruno Souza (Novo), Jessé Lima e Sargento Lima (ambos do PSL) votaram contra o parecer. Fernando Krelling (MDB) e Ana Campagnolo (PSL) se abstiveram.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.