Alesc aprova eventos para debater questões ambientais

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Por: Elisângela Pezzutti

13/07/2023 - 13:07 - Atualizada em: 13/07/2023 - 13:32

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente aprovou, na tarde desta quarta-feira (12), cinco requerimentos que propõem a realização de eventos, com datas e locais a definir, para a discussão de temas relativos à preservação ambiental. O presidente do colegiado, deputado Marquito (Psol), é o autor das proposições.

Os parlamentares autorizaram a exibição do documentário “Colapso anunciado”, com o objetivo de discutir as condições ambientais, saneamento básico, poluição e mudanças climáticas. Reunião ampliada vai debater o cenário de ações antrópicas que impactam a Lagoa do Sombrio e a Lagoa do Caverá , no sul do Estado, para fomentar um diagnóstico atualizado.

Outra reunião ampliada vai tratar das tividades de extrativismo e manejo florestal em Santa Catarina, com participação de representante do IMA. Completam os pedidos as realizações de 12 seminários regionais para cada assunto: fomentar a promoção de hortas e compostagem no ambiente escolar e a promoção de transição ecológica, especialmente na agroecologia para a rizicultura.

Emenda substitutiva global

Marquito foi o relator e apresentou emenda substitutiva global ao PL 268/19, do deputado Ivan Naatz (PL), retirando a obrigatoriedade de multa quanto à permissão de entrada de animais de estimação de pequeno porte, especificamente cães e gatos, em estabelecimentos comerciais, shoppings, bares, restaurantes e similares.

Participaram também da reunião os deputados Lunelli (MDB), Gerri Consoli (PSD), Lucas Neves (Podemos), Carlos Humberto (PL) e Fabiano da Luz (PT).

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.