O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam o governador Jorginho Mello na Prefeitura de Joinville na última quinta-feira (6). A agenda foi acompanhada por secretários municipais e estaduais.
Em um encontro com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (Liesj) e representantes das Escolas, o governador entregou R$ 200 mil para o Carnaval de Joinville. Cada uma das quatro escolas recebeu R$ 50 mil para investir na elaboração de um desfile que deve encantar o público no dia 22 de fevereiro, na avenida Beira Rio. Para a realização do Carnaval, a Prefeitura de Joinville investe o mesmo montante que o Estado em estrutura e serviços.
- Você sabia que a creatina pode ajudar no combate à depressão?
- Pesquisa indica expectativa alta para bares e resutantes no Carnaval em SC
“O Carnaval é uma manifestação popular que está presente em Joinville há mais de 100 anos. Por este motivo, é uma satisfação contar com o apoio do Governo do Estado, por meio desses repasses às Escolas de Samba, para que elas possam contar em seus enredos as histórias que fazem parte da cultura da nossa cidade”, afirma o prefeito Adriano Silva.
“Eu quero dizer que o Carnaval é uma cultura muito nossa. Aqui vocês vão fazer uma semana antes e é uma ideia legal. Caprichem nos documentos que eu quero ajudar ano que vem mais. Porque muitas vezes a gente quer ajudar, mas não pode. E a prestação de contas é uma coisa fundamental, não é uma cobrança, é um pedido”, diz o governador.
O recurso do Governo do Estado será destinado diretamente às Escolas de Samba de Joinville por meio de um Termo de Fomento, decorrente da Inexigibilidade de Chamamento Público do Fundo Estadual de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (Fundosocial).
“Esse Termo de Fomento chancela o trabalho que vem sendo feito pela Liesj desde 2018 e também chancela a coletividade. A Liga participa e é a fundadora de uma associação estadual de ligas de Escolas de Samba, onde todas as cidades envolvidas foram contempladas esse ano com o apoio do Governo do Estado. Esse recurso possibilita que as escolas contratem seus profissionais, comprem produtos e isso gera empregos, renda, pagamento de impostos que retornam”, argumenta o presidente da Liga das Escolas de Samba de Joinville, Gabriel de Paula.
Teatro municipal para Joinville
Em uma reunião, o prefeito Adriano e o governador Jorginho também conversaram sobre a importância de Joinville ter um teatro municipal. Há muitos anos o tema é motivo de discussão na cidade. O governador se colocou à disposição para auxiliar Joinville na concretização desse projeto.
O objetivo é avaliar a possibilidade de que a obra seja construída na região central nas onde ficava o antigo Cine Palácio de Joinville, inclusive com estudos para verificar a possibilidade de preservação da fachada do prédio.
Prefeito e governador visitaram o local. O prédio foi inaugurado em 1917 e, na época, se chamava Cine Teatro Nicodemus. Em 1925, ele mudou de nome e passou a se chamar Cine Palácio. Até hoje, o local faz parte da história de milhares de joinvilenses que assistiram filmes no cinema pela primeira vez neste endereço. O prédio é tombado como patrimônio do município.
A importância da conclusão da duplicação da Rua Dona Francisca também foi tema da conversa entre os chefes dos poderes executivos municipal e estadual, assim como a manutenção da central de atendimento de emergência unificada no município.