O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), analisa a possibilidade de sair pré-candidato ao governo do estado nas eleições do próximo ano. O martelo ainda não foi batido, mas após encontro com aliados na última segunda-feira (24), a ideia ganhou corpo. As informações foram divulgadas pelo colunista do Portal NSC, Anderson Silva.
O projeto de lançar Adriano Silva como candidato começou a ser fundamentado a partir da presença do seu nome em pesquisas eleitorais. Levantamentos mais recentes colocam o prefeito de Joinville entre os nomes cotados para disputar a eleição em 2026. Aliados reconhecem que ele ainda não tem um nome estadualizado, mas vêem ai a possibilidade de crescimento em todas as regiões catarinenses.
Outro ponto que motiva a entrar na disputa, segundo o colunista Anderson Silva, é a relação desgastada do Novo na Câmara de Vereadores de Joinville com o PL, do amigo Jorginho Mello. “Em alguns casos, o PL estaria aliado ao PT nas votações contra a prefeitura, o que vem desagradando o prefeito”, escreveu Anderson Silva.
Um fator a mais que estimula a candidatura é o entusiasmo do presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, que mora em Santa Catarina. O projeto pode ganhar força se a deputada federal Carol de Toni, sem espaço no PL para ser candidata ao Senado, trocar de legenda e reforçar as fileiras do Novo.