Adoção de canteiros e praças já é realidade em Jaraguá do Sul

Empresa de Carla vai cuidar do trevo próximo ao Cooper do Vila Nova | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

12/06/2019 - 05:06 - Atualizada em: 21/08/2019 - 14:08

É comum ver canteiros, trevos e praças cheios de cores, flores e bem cuidados em Jaraguá do Sul. A tendência é que esses espaços se espalhem ainda mais pela cidade a partir do próximo ano. Isso porque, na manhã de ontem (11), foram assinados os primeiros termos de cooperação de contrato do Programa Adote o Verde.

O programa tem como objetivo envolver a comunidade no cuidado com os espaços públicos e ao mesmo tempo minimizar o orçamento municipal destinado à manutenção dessas áreas. Cinco empresas já assinaram os contratos para cuidar de sete locais da cidade.

De acordo com o prefeito Antídio Lunelli, pelo menos dez empresas já procuraram o Município demonstrando interesse em participar da iniciativa. “Gosto da cidade limpa, arrumada, bonita e a população pode ajudar a cuidar, além de divulgar sua marca”, destaca o prefeito.

Assinatura do projeto que é um Parceria Público Privada (PPP). Na foto, Carla Sabel, da Consistem, e o prefeito Antídio Lunelli | Foto Eduardo Montecino/OCP News

A Consistem Sistemas se inscreveu para cuidar do canteiro da rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova. Por ser um trevo bem movimentado, os funcionários da empresa se surpreenderam quando souberam que foram escolhidos para cuidar do trevo.

“Estávamos meio desacreditados por achar que iria ter bastante procura”, destaca a diretora administrativa e marketing da Consistem, Carla Jaqueline Sabel.

Programa prevê contrato de três anos

Carla destaca que além de divulgar a marca da empresa, já que o programa prevê a instalação de placas indicando o responsável pela área, o intuito é fazer um bem para a comunidade, deixando a cidade mais bela.

“Estamos contratando um jardineiro para cuidar do local. A ideia é manter a característica, não mudar muito, mas deixa-lo bem florido e cuidado”, completa.

A Prefeitura também abriu o segundo edital de Chamamento Público para os interessados em adotar outras áreas. Quem quiser participar deverá entregar a documentação junto ao Protocolo Geral da Prefeitura até o dia 12 de julho.

O Adote um Verde tem como objetivo proporcionar a adoção de áreas públicas, como canteiros, rotatórias, trevos e praças, por pessoas jurídicas ou físicas. Ao todo, Jaraguá do Sul possui 57 áreas públicas passíveis de adoção. O contrato será de três anos, com fiscalização mensal a fim de garantir o cumprimento dos quesitos acordados.

Confira os locais adotados

Rippa Burguer

  • Marechal Floriano Peixoto (Bradesco)
  • Marechal Floriano Peixoto (Hotel Etalan)
  • Getúlio Vargas com Procópio (Banco do Brasil)

Estética Redefina

  • Trevo Getúlio Vargas (em frente ao Angeloni Novo)

Floricultura Inove

  • Rua Rodolfo Todt, bairro Amizade, ao lado da floricultura

Consistem Sistemas

  • Olívio Domingos Brugnago, Vila Nova

Figueira Toldos e Tendas

  • José Theodoro Ribeiro, Loteamento Divinópolis

Quer receber as notícias no WhatsApp?