Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Administração de Jaraguá do Sul decreta luto oficial pela morte do ex-prefeito Eugênio Strebe

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

28/11/2024 - 11:11 - Atualizada em: 28/11/2024 - 16:30

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do gabinete do prefeito Jair Franzner, lamentou o falecimento do ex-prefeito, Eugênio Strebe, de 87 anos, ocorrido nesta quinta-feira (28), e decretou luto oficial de três dias. O Legislativo jaraguaense também emitiu nota de pesar e, em respeito ao luto decretado pelo Executivo Municipal, as bandeiras do Espaço Cívico Walter Carlos Hertel da Câmara de Vereadores estão a meio mastro.

Breve histórico

Eugênio Strebe exerceu o cargo de prefeito de Jaraguá do Sul na gestão 1973/1977. Antes disso, foi vereador na legislatura 1970/1973, presidindo a Casa de 1° de fevereiro de 1972 até 31 de janeiro de 1973. No exercício da presidência, entre 23 de fevereiro e 6 de maio de 1972, foi prefeito em exercício. Foi durante a sua administração que, em 1976, comemorou-se o centenário da fundação de Jaraguá do Sul, com a realização da Expo 100, uma das maiores e mais marcantes festas já realizadas na cidade. Strebe também foi presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), nos anos de 1973 e 1974.

Atuou como educador e teve participação importante em várias obras e ações na área educacional. Como prefeito, sancionou em 31 de agosto de 1973, a lei que criou a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj), hoje Católica SC. Também foi fundador e sócio benemérito da Associação dos Deficientes Audiovisuais de Jaraguá do Sul e teve um papel fundamental no processo de criação da Apae em Jaraguá do Sul, assim como na fundação das escolas municipais Cristina Marcatto e Alberto Bauer. Em 1980, juntamente com Ademar Frederico Duwe (in memoriam), fundou o G.E. Cruz de Malta, em Rio da Luz.

No período em que esteve na vida pública, recebeu inúmeros certificados e títulos, entre eles a Placa de Prata “Prefeito n° 1 de Santa Catarina”, no ano de 1975, pela TV Coligadas e Jornal de Santa Catarina.

A causa da morte não foi divulgada. Strebe está sendo velado na Capela Maria Leier e o sepultamento está marcado para as 17h desta quinta-feira, no Cemitério Municipal do Centro, em Jaraguá do Sul.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.