A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do gabinete do prefeito Jair Franzner, lamentou o falecimento do ex-prefeito, Eugênio Strebe, de 87 anos, ocorrido nesta quinta-feira (28), e decretou luto oficial de três dias. O Legislativo jaraguaense também emitiu nota de pesar e, em respeito ao luto decretado pelo Executivo Municipal, as bandeiras do Espaço Cívico Walter Carlos Hertel da Câmara de Vereadores estão a meio mastro.
Breve histórico
Eugênio Strebe exerceu o cargo de prefeito de Jaraguá do Sul na gestão 1973/1977. Antes disso, foi vereador na legislatura 1970/1973, presidindo a Casa de 1° de fevereiro de 1972 até 31 de janeiro de 1973. No exercício da presidência, entre 23 de fevereiro e 6 de maio de 1972, foi prefeito em exercício. Foi durante a sua administração que, em 1976, comemorou-se o centenário da fundação de Jaraguá do Sul, com a realização da Expo 100, uma das maiores e mais marcantes festas já realizadas na cidade. Strebe também foi presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), nos anos de 1973 e 1974.
Atuou como educador e teve participação importante em várias obras e ações na área educacional. Como prefeito, sancionou em 31 de agosto de 1973, a lei que criou a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (Ferj), hoje Católica SC. Também foi fundador e sócio benemérito da Associação dos Deficientes Audiovisuais de Jaraguá do Sul e teve um papel fundamental no processo de criação da Apae em Jaraguá do Sul, assim como na fundação das escolas municipais Cristina Marcatto e Alberto Bauer. Em 1980, juntamente com Ademar Frederico Duwe (in memoriam), fundou o G.E. Cruz de Malta, em Rio da Luz.
No período em que esteve na vida pública, recebeu inúmeros certificados e títulos, entre eles a Placa de Prata “Prefeito n° 1 de Santa Catarina”, no ano de 1975, pela TV Coligadas e Jornal de Santa Catarina.
A causa da morte não foi divulgada. Strebe está sendo velado na Capela Maria Leier e o sepultamento está marcado para as 17h desta quinta-feira, no Cemitério Municipal do Centro, em Jaraguá do Sul.