Ademir Izidoro pede exoneração da presidência do Samae de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

07/03/2022 - 15:03 - Atualizada em: 07/03/2022 - 15:46

O diretor presidente do Samae Ademir Izidoro, que comandava a autarquia em Jaraguá do Sul desde 2013, pediu exoneração nesta segunda-feira (7).

O fato ganhou repercussão no município, pois Izidoro comandava uma das principais autarquias do município e conforme consta em seu esclarecimento, “passou a ser alvo de acusações de possíveis irregularidades.”

Em outra parte da nota, Izidoro comenta que com seu afastamento pretende vislumbrar a carreira política, podendo se lançar como candidato a deputado estadual ou federal pelo Progressistas, partido que ele também preside em Jaraguá do Sul.

Confira a nota encaminhada por Ademir Izidoro na íntegra:

“Nos últimos meses tenho sido alvo constante de acusações, ataques e julgamentos devido ao meu posicionamento no tocante a acusações de possíveis irregularidades no Samae de Jaraguá do Sul, autarquia a qual presido desde janeiro de 2013.

Todos esses anos, enquanto gestor dessa autarquia, prezei pela gestão transparente, honesta e justa. E estou seguro quanto à minha postura e decisão. As medidas – inicialmente necessárias – foram devidamente tomadas. No mais, prezando pelo senso de justiça e empatia não quis fazer qualquer julgamento prévio das pessoas envolvidas, dando a elas o benefício da dúvida.

Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as denúncias e possíveis irregularidades, conforme determina a lei. Como já aconteceu em outros casos dentro da Autarquia, desde que assumi a presidência, quando comprovada a culpa, os responsáveis foram punidos.

O processo administrativo foi conduzido por uma comissão de servidores efetivos do Samae, os quais prezam pelos princípios da administração pública, atuando de forma totalmente imparcial na apuração dos fatos. Com a finalização dos trabalhos dessa comissão e tomando ciência da decisão proferida, tomarei as medidas necessárias para garantir que os responsáveis sejam punidos e respondam por suas condutas. Todo o conteúdo do Processo Administrativo será enviado ao Ministério Público Estadual.

O fato de não ter me pronunciado até o momento se deve à espera pela finalização dos trabalhos da comissão. Tenho agora os fatos e argumentos necessários para esclarecer a situação para comunidade jaraguaense.

Sobre um segundo processo resultante de outra denúncia, também irei me pronunciar quando da finalização da apuração dos fatos. Lamento e repudio a conduta de alguns agentes políticos e alguns veículos de imprensa de Jaraguá do Sul que, com objetivos apenas politiqueiros e pessoais, distorceram os fatos narrados, trazendo como verdade situações que ainda não haviam sido apuradas, levando à comunidade a falsa impressão de uma gestão ineficiente no Samae de Jaraguá do Sul. Colocando em dúvida, inclusive, a conduta de promotores renomados do Ministério Público de Santa Catarina.

Uma Autarquia que esteve sob minha gestão nos últimos 8 anos e alavancou índices louváveis na área de Saneamento Básico, comprovando que houve sim o emprego correto do recurso público e se tornando referência nacional para o setor. Um dos raríssimos municípios do Brasil a atender as quatro vertentes do Saneamento Básico, praticando uma das menores tarifas do Estado de Santa de Catarina e estando 11 anos à frente das metas de cobertura e atendimento determinadas no Novo Marco Legal de Saneamento.

Lamentável que uma desavença pessoal e política venha nesse momento, manchar a imagem de uma instituição sólida como Samae e do município de Jaraguá do Sul. Em toda minha vida profissional não tenho nenhum fato ou ocorrência que desabone a minha conduta. Não foi diferente enquanto estive frente à essa autarquia, como gestor, nomeei em cada área diretores e coordenadores que são responsáveis por suas ações e omissões no desempenho de suas funções, atribuições e competências, devendo zelar pelo fiel cumprimento da legislação e pelos princípios da administração pública.

Desde o primeiro ano que estive como Diretor Presidente do Samae, nomeado à época pelo prefeito Dieter Janssen e nas últimas duas gestões do atual prefeito Antídio Lunelli, prezei pela conduta séria, ética, honesta e transparente, honrando os valores preconizados por esses gestores junto à administração municipal.
Agora, esses mesmos agentes políticos tentam manchar a minha imagem e do Samae, que clamam por justiça, por investigações, por uma CPI, vão à mídia dizer que a minha exoneração poderia evitar a criação da CPI.

Pergunto, essa medida é realmente imparcial? O meu afastamento do cargo atual vai cessar as dúvidas, questionamentos e acusações? Na minha opinião isso só comprova que a questão é realmente pessoal e política. Infelizmente é esse tipo de conduta, o lado sujo da política que afasta as pessoas de bem do meio político.

Como diria Winston Churchill: “Nunca desista. Nunca, em nada, grande ou pequeno, vasto ou insignificante. Nunca desista, exceto por convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força. Nunca ceda à aparente força esmagadora do inimigo.”

E é com a consciência tranquila e com a convicção de estar agindo certo e com prudência que deixo a presidência do Samae, certo de ter cumprido o propósito de melhorar a qualidade de vida da população Jaraguaense através do Saneamento Básico de Qualidade.

Agora, chegou o momento de vislumbrar a ampliação desse propósito, e atuar na esfera estadual ou federal, como candidato a deputado. Candidatura que deve ser alinhada nos próximos dias junto ao partido Progressistas.

Ao mesmo tempo, tanto o prefeito Antídio Lunelli como o vice prefeito, Jair Franzner validaram a minha decisão e deixaram caminho aberto se no futuro, eu desejar voltar a contribuir com a administração municipal.

Ademir Izidoro – Diretor Presidente do Samae de Jaraguá do Sul”