Acompanhe ao vivo o julgamento de Bolsonaro no TSE

Divulgação: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

Por: Pedro Leal

27/06/2023 - 16:06 - Atualizada em: 27/06/2023 - 16:52

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, a partir das 19h, o julgamento que pode tornar inelegíveis o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vice de sua chapa nas eleições do ano passado, Walter Braga Netto (PL).

Eles são acusados de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma ação proposta pelo PDT, que questiona uma reunião realizada por Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022, antes do período eleitoral.

A sessão começará com a leitura do voto do relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves. Acompanhe ela ao vivo:

O julgamento foi iniciado na quinta-feira passada, com a leitura do resumo da ação e as sustentações orais dos advogados de acusação e de defesa. O vice-procurador do Ministério Público Eleitoral (MPE), Paulo Gonet, também apresentou seu parecer. Ele pediu a inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, mas livrou Braga Netto da condenação.

Estima-se que o voto do relator nesta terça-feira deve tomar todo o tempo da sessão. Se isso ocorrer, os votos dos demais ministros do TSE serão conhecidos na próxima quinta-feira (29).

A ordem da votação dos ministros, após Gonçalves, é a seguinte: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Kassio Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).