Acijs: Resultado do primeiro turno mostra importância do voto regional e foca a busca de maior articulação com o estado

Arte: Acijs/Divulgação

Por: Pedro Leal

07/10/2022 - 10:10 - Atualizada em: 07/10/2022 - 10:31

A conquista de mais uma cadeira na Assembleia Legislativa e a manutenção de dois representantes da região na Câmara Federal, além do desempenho de candidatos locais no primeiro turno eleitoral, mostraram a importância de mobilizar a comunidade para o fortalecimento da representação política regional. O entendimento é da presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, avaliando o resultado das urnas e projetando o segundo turno, principalmente com ênfase na definição do futuro governador do estado.

Segundo Ana Clara, o movimento resultou da campanha “É de casa! Eleja quem você conhece da região”, e foi assertivo no principal objetivo traçado pelas entidades empresariais no esforço pela conscientização de eleitores em direção ao voto útil a candidaturas identificadas com a realidade regional. Aponta que o número de votos conquistados por vários candidatos, diferentemente de eleições anteriores em que votos locais foram pulverizados para nomes de outras regiões, mostra uma aderência positiva dos eleitores à proposta lançada pelas entidades do setor produtivo por mais representatividade.

“A conquista de mais um deputado estadual e a manutenção de dois parlamentares em nível federal demonstram a efetividade da mensagem repassada pela campanha. É um desempenho positivo para que a região possa articular ainda com mais intensidade a defesa de pleitos que já são cobrados há algum tempo, importantes para o desenvolvimento da nossa região, e também tendo nos parlamentares porta-vozes junto à esfera pública do estado e País para a vinda de recursos de infraestrutura, saúde, educação, e em outras áreas. O objetivo é ter cada vez mais proximidade na atenção às demandas dos municípios da base eleitoral que representam”, comenta a empresária.

Para o segundo turno, assinala a presidente da ACIJS, o esforço das entidades se mantém concentrado. Na sensibilização aos candidatos ao Governo do Estado para que seja mantido o foco em relação aos projetos que estão em andamento e na atenção a pleitos futuros, e por outro lado no incentivo para que os eleitores retornem às urnas, diminuindo o índice de abstenção verificado no primeiro turno.

Realizada durante o mês de setembro, dentro do calendário eleitoral, a campanha “É de casa. Eleja quem você conhece da região”, foi criada pela agência WOOP Comunicação por iniciativa da Acijs , e com o apoio das demais entidades que formam o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CDL, Apevi e os Sindicatos das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem; Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos; e de Alimentação.