Abraham Weintraub anuncia demissão do Ministério da Educação

Foto Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Gustavo Luzzani

18/06/2020 - 16:06 - Atualizada em: 18/06/2020 - 16:36

Abraham Weintraub disse em comunicado nesta quinta-feira (18) que não é mais o ministro da Educação. O presidente Jair Bolsonaro também participou do pronunciamento em vídeo em que foi anuniada a demissão.

Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019 após a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez. A pressão por sua saída foi se elevando ao longo das últimas semanas, principalmente após a divulgação da reunião ministerial do dia 22 de abril.

Nesta semana, o Supremo Trubunal Federal (STF) decidiu, por 9 a 1, rejeitar o pedido para que Weintraub fosse retirado do inquérito das fake news, que apura ameaças, ofensas e informações mentirosas contra os magistrados.

Os rumores no Palácio do Planalto é que o próximo ministro seja o atual secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim. Assim como Weintraub, ele é seguidor do escritor Olavo de Carvalho e defensor do homeschooling — proposta de ensino doméstico ou domiciliar.

Nadalim é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também fez especialização em Filosofia e mestrado em Educação.

Confira o vídeo do anuncio da saída de Weintraub

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul