Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Abertura de rua marca início do binário da Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul

Foto Adilson Amorim/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

24/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 25/10/2019 - 10:00

Com a inauguração do supermercado da Rede Condor em Jaraguá do Sul, as mudanças de trânsito no bairro Vila Lenzi começaram com a abertura de uma via nos fundos do estabelecimento, que fica na rua Maria Umbelina da Silva. Ela marca o início do futuro binário das principais ruas dessa região.

A nova via nasce do cruzamento da rua Irmão Leandro com a rua Padre Alberto Romuald Jacobs, sendo em sentido único até a rua Herman Schulz, nos fundos da empresa Carinhoso.

O diretor Municipal de Trânsito e Transportes, Gildo Andrade Filho, explica que a nova rua foi uma parceria com o Condor, que realizou a pavimentação, enquanto a Prefeitura ficou encarregada de fazer toda a conclusão da obra.

“O local já foi sinalizado com placas de regulamentação. Agora falta somente a sinalização horizontal, que é a pintura no pavimento e a colocação das setas e a divisão central”, destaca.

Mesmo com as placas indicando o sentido da via, muitos motoristas estão utilizando a contramão para entrarem no hipermercado, ou somente chegarem na rua Irmão Leandro. Inclusive, no dia da inauguração do Condor, os motoristas utilizaram a rua como estacionamento.

Filas no sentido contrário se formam na via | Foto Gustavo Luzzani/OCP News

Porém, Andrade diz que até se releva esses equívocos no momento, explicando que é uma forma de adaptação.

“Quando a pintura estiver implementada, vamos começar a cobrar de forma efetiva o cumprimento das regras de trânsito”, completa.

Segundo os moradores da localidade, o trecho já foi palco de uma batida de veículos na quarta-feira (23).

Binário completo somente em 2020

Andrade explica que em razão das diversas obras que estão sendo realizadas pelo Município, não existe condições de completar o binário da Vila Lenzi este ano. “Vai ficar para o ano que vem, ainda sem uma data definida”, frisa.

Foto Gustavo Luzzani/OCP News

No sentido centro – bairro, o binário vai começar na rua Equador, nos fundos do Giassi Supermercados. Essa via se transforma em rua Dona Antônia até chegar na Padre Alberto Romuald Jakobs. No momento que chegar no fim dessa via, o binário vai passar pela rua aberta nos fundos do Condor e desembocar na rua Herman Schulz.

Existe um projeto para que algumas casas sejam desapropriadas e o binário faça ligação com a rua Ricardo Grimm, que hoje é sem saída. Se isso acontecer, o binário terminaria na rua Joaquim Francisco de Paulo.

Já no sentido bairro – centro, a situação é mais simples, sem precisar de abertura de vias ou desapropriações. O binário começará na rua Maria Umbelina da Silva, que logo após o Condor vira Expedicionário Antônio Carlos Ferreira. A via vai se estender até chegar na rua Henrique Piazera, do lado do Restaurante da Tia Neide. Essa via faz ligação com a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

Mudanças no trânsito

Em agosto deste ano, a Diretoria de Trânsito e Transportes anunciou diversas mudanças para a área central de Jaraguá do Sul, muitas delas, previstas para acontecer ainda em setembro.

Porém, segundo Andrade, quando a Prefeitura foi pesquisar o custo dos semáforos, verificou que eles custariam um preço muito maior do que eles previam. Por isso, foi preciso abrir uma licitação.

“Se nenhuma empresa entrar com impugnação no fim da licitação, as mudanças já devem ocorrer em novembro”, analisa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gustavo Luzzani

Estudante de Jornalismo apaixonado por esportes, cultura e séries