Aberta licitação para obras de contenção na SC-108, em Guaramirim

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

02/07/2021 - 17:07 - Atualizada em: 02/07/2021 - 17:09

O Secretário de Estado da Defesa Civil de SC David Christian Busarello assinou nesta sexta-feira (2) a abertura da licitação para contratação de projeto de engenharia no valor de R$ 62 mil para a obra de estabilização de talude na encosta lateral do km 35,5 da SC-108, em Guaramirim. A obra é orçada em R$ 500 mil.

Esta obra atende uma solicitação do diretor da Defesa Civil de Guaramirim Rogério Vonk, do deputado Vicente Caropreso (PSDB) e de vereadores de Guaramirim.

O secretário Busarello anunciou que a abertura dos envelopes para se conhecer a empresa que apresentará o projeto executivo deve acontecer no próximo dia 13. Segundo ele, se todos os prazos legais e burocráticos forem seguidos, até a primeira semana de setembro a obra terá seu início.

Resultado

Representantes da diretoria de Proteção e Defesa Civil de Guaramirim participaram esta semana de reunião com o secretário de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Davi Bussarello. A reunião também foi acompanhada pelo coordenador do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres da região da Amvali, Osvaldo Gonçalves.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Guaramirim Rogério Vonk, o encontro teve como pauta o processo de manutenção do km 35,5 da SC-108, onde há a necessidade de realizar o projeto de contenção no local, pois só a retirada do barro não vai solucionar o problema.

Segundo ele, a Defesa Civil Estadual está empenhada em solucionar o problema, mas que não quer fazer nenhum paliativo e sim resolver o problema definitivamente com maior brevidade possível, antes do período de chuvas.

Na oportunidade, Vonk também tratou com Busarelo sobre os kits de casas modulares, que visam atender as famílias que foram prejudicadas pelo deslizamento do km 34 da SC-108 e que ainda estão recebendo aluguel-social do município.

Segundo o Secretário de Estado, a aquisição de 300 casas para atender o Programa Estadual está em andamento e Guaramirim está mapeado para ser atendida nesta demanda. “Também foi tratado sobre como anda