A partir do portal da Prefeitura de Jaraguá do Sul é possível ter acesso a uma série de serviços e informações online, com a principal vantagem de resolver pendências burocráticas sem sair de casa.

O Diretor de Tecnologia da Informação Marcio da Silveira explica que cada vez mais a Prefeitura vem conseguindo transformar procedimentos ou muito demorados ou que dependiam de várias idas à Administração em processos mais rápidos e até totalmente digitais.

Além de conseguir facilitar a vida do cidadão, o investimento na modernização da prestação desses serviços também libera o Município para conseguir focar energia e recursos – humanos ou financeiros – nas áreas em que há grandes demandas, como a saúde e educação, aponta Silveira.

Com informações da Diretoria de Tecnologia e Informação, o OCP separou para você os oito serviços mais buscados pela população de Jaraguá do Sul que podem ser acessados no portal da Prefeitura.

1. Nota fiscal de serviços eletrônica

Desde 2017, a Prefeitura já trabalha com a emissão da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e). O documento totalmente digital substitui as tradicionais notas de serviços impressas. Funciona como a nota de papel, documentando todas as informações da prestação de serviços e fornecendo todos os dados para o lançamento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Acesse aqui.

2. Emissão de ITBI

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um imposto municipal pago na hora de transferir um imóvel - como uma casa ou um terreno -, em um processo de compra e venda da propriedade para o nome da pessoa que irá adquirir o imóvel.

Entre os serviços oferecidos pelo Município, este é o segundo mais procurado em Jaraguá do Sul, com mais de 2,5 mil solicitações neste ano para a emissão do ITBI.

Acesse aqui, em Abertura de Processos.

3. Solicitação de serviços

Por meio da Ouvidoria, o munícipe pode solicitar a realização de serviços, como troca de lâmpadas, conserto de buracos de rua, entre outros. Para ajudar a relatar o problema, a ferramenta online da Ouvidoria permite anexar fotos e também documentos de texto, como Word. O sistema também permite o acompanhamento da sua solicitação.

Acesse aqui, em Novo Atendimento.

4. Denúncia

Também pela ferramenta da Ouvidoria online, que ainda disponibiliza acesso pelo telefone e presencialmente, o cidadão pode fazer o registro de denúncias. A ferramenta online permite que a pessoa mantenha seus dados de identificação em sigilo. Também é possível anexar fotos e outros formatos de documento.

Pela Ouvidoria online, o cidadão indica qual a categoria da sua solicitação, podendo solicitar serviços, fazer denúncias, registrar elogios e reclamações, entre outras opções.

Acesse aqui, em Novo Atendimento.

5. Consultar dados de imóvel

O GeoPortal é uma das últimas ferramentas online de consulta e banco de dados lançados pela Prefeitura. O sistema permite consultar dados de imóveis, como cadastro do IPTU e matrícula, além de consultar a qual zoneamento escolar tal propriedade está inscrita.

Muito parecido com o sistema de mapas do Google, com qual tem ligação externa, também é possível checar no portal as áreas onde houve inundações em Jaraguá do Sul, informação que pode ajudar na hora de decidir comprar um imóvel. A ferramenta também tem funcionalidades como medição da área e cálculo de distância.

Acesse aqui.

6. Lista de espera na Saúde

Depois de agendar um atendimento médico, seja uma consulta ou exame, é possível acompanhar pelo Portal da Prefeitura a lista de espera para o atendimento. Clicando na especialidade ou procedimento médico, é possível ver a posição na fila de espera e o total de pessoas aguardando.

Acesse aqui.

7. Licitações

Para contratar serviços, obras e comprar materiais, a Prefeitura abre as chamadas licitações, em que reúne empresas interessadas em prestar o serviço ou oferecer os produtos que disputam entre si para oferecer o serviço mais adequado pelo preço mais acessível.

As licitações são uma boa oportunidade de negócios para empresas do município e região. Pelo portal da Prefeitura, é possível consultar as licitações abertas e também se cadastrar para receber a notificação de abertura de novas concorrências por e-mail.

Acesse aqui.

8. Certidão negativa de débito

A Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento que atesta se um contribuinte possui ou não débitos com o município, ou mesmo se há pendências financeiras em nome de pessoa jurídica ou mesmo de um bem. O documento pode ser necessário em uma transferência de imóvel ou, no caso de empresas, também na hora de contratar um empréstimo, por exemplo.

Acesse aqui.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger