10 curiosidades sobre a primeira viagem do homem à Lua

Por: Áurea Arendartchuk

15/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 15/07/2019 - 15:43

Confira as 10 curiosidades que separamos sobre esta incrível viagem que completa 50 anos:

1 – Em 16 de julho de 1969 Neil Armstrong,  Edwin Aldrin Jr e Michael Collins  (foto abaixo) partiram a bordo da nave Apolo 11, de Cabo Canaveral, depois chamado Cabo Kennedy, na Flórida, onde até hoje ocorre a grande maioria dos lançamentos espaciais americanos.

2 – 20 de julho de 1969, um homem pisou na lua pela primeira vez,  foi Neil Armstrong, seguido por Edwin Aldrin, enquanto Michael Collins orbitava na nave.

3 – Cerca de 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes, registraram o acontecimento.

Foto: Divulgação/Nasa/Wikimedia4 – Estima-se que entre 600 milhões e 1 bilhão de pessoas (um a cada quatro seres humanos) viram pela TV quando, às 23h56 (horário de Brasília) do dia 20, quando o comandante Armstrong, cuidadosamente ergueu o pé esquerdo e marcou o solo do chamado Mar da Tranqüilidade – a Lua.

 5 – As frases mais famosas  da primeira viagem à Lua foram ditas por Neil Armstrong :  “Houston, base da Tranquilidade aqui. A águia pousou.”  E  ao pisar na lua, pronunciou as famosas palavras: “Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.”

6 – A espaçonave Apollo tinha três partes: o módulo de comando, a única parte que voltou à Terra no dia 24 de julho de 1969 pousando no oceano pacífico; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na Lua.

7 – Os Estados Unidos continuaram com o programa lunar até 1972. Ao todo enviaram 18 homens em seis Apolos. Desses, doze puseram os pés no satélite.

8 – As rochas trazidas da Lua entre 1969 e 1972 (quase 400 kg) estão se transformando em poeira. Alguns pesquisadores acreditam que o problema é causado pelo vapor d’água em nosso planeta, que produz a multiplicação de poros das pedras lunares. 70% dessas rochas são conservadas em nitrogênio e a NASA ainda não as examinou.

9 – As amostras analisadas também nos permitiram saber que a Lua foi formada há 4,5 bilhões de anos, após a colisão da Terra com um protoplaneta chamado Tea. Nesse acidente, Tea (de tamanho semelhante ao de Marte) foi destruído, liberando a matéria que deu origem à Lua.

10 – Uma viagem à Lua leva três dias, enquanto uma a Marte pode levar até 162 dias. Até 2030, os Estados Unidos pretendem colocar o homem no planeta vermelho.

Separamos mais umas curiosidades que não poderiam deixar de entrar nesta lista: 

*A distância entre a terra e a lua é de aproximadamente 384 mil km. Se formos caminhando, a distância será equivalente a 14 anos de caminhada. De carro, seriam cinco meses.

* A nave espacial Apollo 11, que levou o homem à lua, demorou aproximadamente 76 horas para chegar lá.

* Os soviéticos (atualmente russos)  foram os primeiros a enviar um homem ao espaço: em 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin orbitou a Terra durante 108 minutos.

* Os russos também foram responsáveis por levar a primeira mulher ao espaço, Valentina Tereshkova, em 1963.

* Algumas pessoas expressaram o desejo de viajar para a lua. É o caso do bilionário japonês Yusaku Maezawa, que se tornou o primeiro potencial turista lunar. Supõe-se que ele viaje em 2023 com a empresa de Elon Musk, a Space X. Musk havia prometido iniciar as viagens à Lua em 2018, mas isso não aconteceu: o foguete não foi concluído e seu custo pode exceder R$ 45 milhões de dólares.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger