Morre o advogado, escritor e ex-juiz federal Péricles Prade aos 82 anos

Péricles Prade estava morando em Itapema e faleceu em Balneário Camboriú | Foto: Lethicia Siqueira/Agecom UFSC

Por: OCP News Florianópolis

16/05/2024 - 17:05 - Atualizada em: 16/05/2024 - 17:34

O renomado advogado, escritor e ex-juiz federal Péricles Prade faleceu aos 82 anos nesta quinta-feira (16), m Balneário Camboriú. Ele estava internado devido a uma forte gripe e não resistiu a uma parada cardíaca, após enfrentar uma batalha de quatro anos contra a leucemia. Péricles havia se mudado para Itapema há dois anos, após residir por muitos anos em Florianópolis.

O advogado deixa um legado notável em diversas áreas do conhecimento. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Péricles atuou como juiz federal e professor em Santa Catarina e São Paulo. Posteriormente, dedicou-se à advocacia, trabalhando semanalmente no escritório do qual era sócio na capital catarinense.

Além de sua carreira jurídica, Péricles era reconhecido como um talentoso escritor catarinense. Com uma obra vasta que incluía poesia, conto, romance, crítica de arte e literatura jurídica, ele lançou há quase um ano o livro “Cortejo de Espantos: breves relatos de animais cativos”, uma homenagem literária à linhagem dos antigos bestiários da Idade Média.

Metódico e extremamente talentoso, Péricles foi membro da Academia Catarinense de Letras e da Academia Brasileira de História. Sua influência se estendeu além das fronteiras de Santa Catarina, sendo palestrante em diversos congressos no país e no exterior.

Com seu falecimento, Péricles Prade deixa um importante legado intelectual sobre Direito, Filosofia, História, Sociologia e Literatura para Santa Catarina e para o Brasil.

Notícias no celular

Whatsapp