Faleceu na madrugada desta quarta-feira (27) Brunhilde Mahnke Schmöckel, aos 92 anos.
Figura marcante da história de Jaraguá do Sul, Brunhilde e o marido, Eugênio Victor Shmöckel foram proprietários de O Correio do Povo por 46 anos.
Nascida em Jaraguá do Sul no dia 25 de janeiro de 1931, Brunhilde é filha de Bruno Paulo Oscar Mahnke e Olga Henschel Mahnke. Conheceu o marido aos 18 anos, em 1949, e casou em 16 de setembro de 1950.
Tiveram quatro filhos: Sandra Elisa (in memoriam), Yvonne Alice, Rosane Beatriz (in memorian) e Eugênio Victor Schmöckel Filho.
Foram casados por 53 anos até o falecimento de Eugênio, em 2004.
Brunhilde dexia também com 8 netos e 9 bisnetos.
Além da atuação diante de OCP, Brunhilde atuou muitos anos no voluntariado da cidade, na OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, da Igreja Luterana. Por mais de 50 anos foi voluntária da Casa da Amizade, do Rotary Clube, e por anos também realizou voluntariado no Hospital Jaraguá.
Ela ajudava o marido Eugênio Schmöckel com informações para o jornal. Eugênio é o idealizador do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, que leva o seu nome.
Ela faleceu às 4h30min de hoje, aos 92 anos. O velório acontece na capela Maria Leier, no Centro, e o sepultamento será às 17 horas.
Ela teve uma vida plena e acompanhou toda a transformação de Jaraguá do Sul, seja social, econômica, política e comunitária.
Jaraguá do Sul perde uma das principais protagonistas de sua história.