Morre aos 91 anos Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”

Divulgação/Ziraldo

Por: Pedro Leal

06/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 06/04/2024 - 16:58

Morreu, aos 91 anos, na tarde deste sábado (6), o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”.

Com sua primeira ilustração publicada aos 6 anos, na Folha de Minas, Ziraldo passou da sátira politica à literatura infantil em seus mais de 70 anos de carreira.

A informação foi confirmada pela família do desenhista.

As informações são do portal G1.

Ziraldo morreu dormindo e em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Além do celebre personagem infantil, o chargista, caricaturista e jornalista foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal satírico “O Pasquim”.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG); era o mais velho de uma família com sete irmãos. O nome veio da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo).

Ziraldo iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado.

Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

No mesmo ano, entrou para o time das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

Nos anos 60, se tornou autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a “Turma do Pererê”.

Os personagens eram um pequeno índio e vários animais que formam o universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja – A revista deixou de ser publicada em 1964, a partir do início do regime militar.

Cinco anos mais tarde, Ziraldo fundou, com outros humoristas, “O Pasquim”. Participaram também da publicação artistas como Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis.

Um dia depois do AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido em casa e levado para o Forte de Copacabana.

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “FLICTS”. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças.

Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.