Morre aos 68 anos o criador de Dragon Ball, Akira Toriyama

Divulgação/Bird Studio

Por: Pedro Leal

08/03/2024 - 14:03 - Atualizada em: 08/03/2024 - 14:10

Morreu, aos 68 anos, o mangaká Akira Toriyama, criador do celebrado mangá de artes marciais e aventura Dragon Ball.

A morte foi confirmada pelo estúdio do autor, Bird Studio, na noite desta quinta-feira (7) e ocorreu no dia 1º de março.

Toriyama faleceu vítima de um hematoma subdural agudo – o estúdio não informou o que causou o hematoma, geralmente causado por impactos na cabeça.

Nascido em Kiyosu em 5 de abril de 1955, Akira Toriyama era um dos mais renomados autores do quadrinho japonês. Ganhou sucesso mundial com Dragon Ball, publicado na Weekly Shonen Jump de 1985 a 1995. A releitura do clássico Jornada para o Oeste, de Wu Cheng’en, com elementos de filmes de Hong Kong e super heróis ganhou duas adaptações para a TV.

Produzidas pela Toei, ambas foram sucessos mundiais – Dragon Ball, de 1986 a 1989, e Dragon Ball Z, adaptando a segunda metade do mangá, com seu herói Son Goku já adulto e a adição de elementos de ficção científica, de 1989 a 1996. Uma terceira série, Dragon Ball GT, foi ao ar de 1996 a 1998, com argumento e designs – mas não o roteiro – de Toriyama.

O carismático elenco de Dragon Ball. Divulgação/Bird Studio

Além das séries, Dragon Ball rendeu mais de duas dez dezenas de filmes e mais de 50 jogos de videogame, juntamente com linhas de brinquedos, plastimodelismo e quadrinhos derivados.

Em 2013, após numerosas outras obras, Toriyama retornou a Dragon Ball com o filme A Batalha dos Deuses, motivado em parte pelo fracasso do remake hollywoodiano “Dragon Ball Evolution”. O filme foi continuado com o mangá e a série televisiva Dragon Ball Super, de 2015, feita em parceria entre Toriyama e o jovem quadrinista Toyotarou.

Antes de Dragon Ball, no entanto, houve uma trilha árdua. Toriyama entrou na indústria de quadrinho japonesa aos 23 anos, depois de se demitir de uma agência de publicidade em Nagoya. Sem dinheiro, entrou em um concurso para quadrinistas amadores na Weekly Shonen Magazine após ler a revista em uma cafeteria – não conseguiu terminar a obra a prazo, mas acabou sendo apreciado por um dos editores de outra revista, Kazuhiko Torishima, que trabalhava na Weekly Shonen Jump. Torishima encorojou o jovem autor, mas disse que seu manuscrito não podia ser aceito nos prêmios de autores estreantes por ser uma paródia de Star Wars.

Doctor Slump, o primeiro sucesso de Toriyama/Divulgação/Conrad

Com a ajuda de Torishima, o futuro criador de Dragon Ball conseguiu seu primeiro trabalho publicado em 1978, Wonder Island – que foi sonoramente rejeitado pelos leitores. Obstinado, Toriyama continuou enviando manuscritos para a Shonen Jump, acumulando “mais de 500 páginas de fracassos” em um ano.

Foi em 1980 que finalmente ele obteve sucesso, com Dr. Slump – uma comédia sobre um cientista pervertido e atrapalhado, Sembei Norimaki, e sua grande criação, sua filha andróide super forte – e levada – Arale. O mangá tornou Toriyama um nome conhecido nacionalmente e foi levado a TV duas vezes, em 1981 e 1999. A obra era inspirada em grande parte por Tetsuwan Atom/Astro Boy, de Osamu Tezuka.

Divulgação/Bird Studio

Autodescrito como “preguiçoso e desleixado”, Toriyama deixou um corpo de trabalho invejável. Trabalhou arduamente nos jogos de videogame Dragon Quest – com 11 títulos principais e múltiplos spin-offs – Chrono Trigger, de 1995, e Blue Dragon, de 2006, entre outros títulos menores.

Embora tenha feito sucesso com Dragon Ball, sua praia era a comédia e a aventura, com titulos como Go! Go! Ackman!, sobre um diabinho em busca de almas “puras” para levar para o mundo das trevas – e só encontrando malucos e pervertidos, e Sand Land, sobre um trio de aventureiros tentando liberar um país desértico de um tirano. O mangá foi adaptado em um jogo de videogame a ser lançado este ano.

Avesso a aparições públicas, Toriyama usava de sua caricatura para dar entrevistas.
Reprodução/Akira Toriyama

Na vida pessoal, Toriyama era um recluso; evitava se expor em público, usando de uma caricatura chamada Robotoriyama para não ter que ser fotografado em entrevistas. Colecionava autógrafos e plamodels– modelos de plástico- além de ter um apreço por motocicletas, carros e tanques, hobby perceptível em sua arte.

Foi casado com a também quadrinista Yoshimi Kato, que atuou como sua assistente em Dr. Slump, com quem teve dois filhos – Sasuke, nascido em 1987, e Kikka, nascida em 1990. A ambos, deixou uma mensagem em Chrono Trigger, em uma sala secreta dos desenvolvedores: “Heeey! Sasuke! Kikka! O papai está trabalhando em jogos assim! Ei, vocês tão vendo? Não é legal?”

Reprodução/Squaresoft

A morte foi sentida globalmente. O ministério de relações exteriores da China expressou suas condolências pela morte de Toriyama, frisando que seus trabalhos foram muito populares no país. Quadrinhistas do mundo todo postaram homenagens ao “pai” de Goku e seus amigos, e o vice-presidente Geraldo Alckmin deixou uma mensagem no X: