Luto: Morre escritor, pesquisador e cinéfilo Gilberto Gerlach

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/05/2021 - 06:05 - Atualizada em: 07/05/2021 - 08:33

Morreu nesta quinta-feira (6) o escritor, pesquisador e cinéfilo catarinense Gilberto Gerlach, aos 77 anos, vítima de um infarto em casa, no Centro Histórico de São José

Gilberto Gerlach foi um grande incentivador do teatro, da música e da cultura em geral. Foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras (ACL), em novembro de 2011.

É proprietário da casa que abriga a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, além de ter sido responsável por manter o Theatro Adolpho Mello no município.

Gerlach é autor de livros importantes como “São José da Terra Firme” (2007), “Desterro” (2010), “Ilha de Santa Catarina – Florianópolis” (2015) e “Colônia Blumenau no Sul do Brasil” (2019). Também produziu um filme sobre o município de São José.

“É uma grande perda para o nosso município. Gerlach teve um papel fundamental na Cultura de São José e nos deixa um grande legado. Nossa eterna gratidão por toda a contribuição histórica e por todo o carinho que tinha pela nossa cidade”, ressalta o Prefeito Orvino Coelho de Ávila.