Tendências na arquitetura: itens que estão chegando com tudo na decoração nacional e internacional

Por: Eixo 11

22/08/2019 - 10:08

A arquitetura, assim como a moda, quando não está criando novos itens com materiais tecnológicos, está resgatando itens do passado de maneira atual. Nas feiras de decoração de todo o País, o que se vê é o regionalismo de cada Estado, mas também itens que são onipresentes.

O painel ripado aparece de maneira unânime em diversos cômodos, tanto na parede quanto no teto e em diversas dimensões. E não apenas de maneira plana, mas também em formas ondulares, que criam movimento e concedem personalidade.

O material mais usado é a madeira, em especial a madeira freijó, por não ser tão escura nem tão clara. Mas também há painéis
em alumínio, aplicados principalmente no teto em tons mais escuros combinados com dicroicas tubulares.

Não obstante, a combinação de dicroicas tubulares com painel ripado também é muito utilizado, tanto quanto no teto, quanto em divisórias de ambientes. O led está por tudo, deixando de estar presente unicamente no teto e invadindo paredes e espelhos, seja em perfis de led, seja em letreiros (ou desenhos) de neon, com frases que deixam o ambiente com aspecto único.

As paredes recebem acabamentos distintos e tecnológicos, desde tintas que imitam o efeito de concreto queimado
(trazendo maior velocidade e praticidade ao acabamento), papéis de parede com aplicação na forma líquida (que confere melhor acabamento e a isenção de emendas) e vidro pintado com efeito de rajadas de tinta.

A marcenaria, por sua vez, também está com texturas diferenciadas. Um exemplo é a laca soft, que é pintura laqueada com efeito de camurça (toque mais macio). Outro exemplo seria a adesão de couro, palhinha e a união da marcenaria com metais, predominantes em cores escuras.

O preto também prevalece nos metais sanitários, como torneiras e acessórios de banheiro e cozinha, e em pendentes na iluminação. A mistura de materiais, como um todo, é uma forte tendência.

Pedras naturais, como o mármore e o granito, renovam sua forma de apresentação através do acabamento acetinado, que possui efeito natural.

Pedras sintéticas, como o Corian, ganham espaço principalmente devido sua versatilidade e ausência de juntas nas peças. Corian é uma mistura de 30% de polímeros de acrílico com 70% de minerais naturais, conferindo uma cor sólida e uniforme ao material, além de deixá-lo flexível a ponto de moldar uma banheira.

A natureza está invadindo os ambientes, estando presente tanto em estantes, quanto em box de banheiros e as já conhecidas paredes verdes, seja na forma natural ou na artificial, a ideia é trazer o verde para o ambiente.

Outras tendências são as composições de mesa de centro (com diferente formatos, alturas e texturas), geladeira embutida nos móveis (com a finalidade de escondê-la), a coifa de bancada (quando não utilizada está no nível da bancada e automatizadas; porém deve ser utilizada apenas com fogões por indução), pedra iluminada (naturais ou sintéticas com efeito translúcido que permite a passagem da iluminação), cadeira suspensa (com destaque para as de corda náutica), lareira, banheira de imersão, esquadria de PVC, material sustentável e vidro tecnológico.

A Eixo 11

  • Jaraguá do Sul: Rua Presidente Jucelino, 45 – sala 2, no Centro. Telefone: (47) 3370 – 0070: WhatsApp: (47) 9 9942 6030
  • Araquari: Rodovia BR 280, 530, no KM 31 – Centro comercial Araquari. Telefone/WhatsApp: (47) 9 9242 9641

Para ficar ligado nos trabalhos e novidades, acesse as redes sociais: Facebook e Instagram