Projetos desafiadores: casas incríveis construídas em terrenos íngremes em Jaraguá do Sul

Na casa ZB, a garagem está a meio nível em relação a área social, ficando assim semi-enterrada em relação a mesma.

Por: Elissandro Sutil

23/08/2019 - 09:08

A arquitetura busca aproveitar os terrenos da melhor forma possível em seus projetos. Por isso, até mesmo em situações onde os terrenos têm um nível de inclinação alto, é possível criar projetos extremamente criativos e que aproveitam ao máximo toda a extensão disponível.

Para o arquiteto Pablo Vailatti da PJV Arquitetura, a inclinação é muito desafiadora, mas pode ser contornada de diversas formas. Para o profissional, basta atenção e conhecimento para que alcance um projeto de qualidade.

“Ao estudarmos como será a distribuição dos ambientes desta casa, acabamos tendo que nos debruçar sobre o terreno, entendê-lo e a partir daí surgem soluções pensadas especificamente para este lugar”, explica Vailatti.

Em Jaraguá do Sul, através da PJV Arquitetura, Pablo planejou três casas em terrenos bastante íngremes. Em todos eles havia também uma forte preocupação em aproveitar a bela paisagem local. Veja como os projetos ficaram, considerando as particularidades de cada situação:

Casa FY

O minimalismo na fachada desta casa esconde a quantidade de luz natural que possui em seu interior. Na parte de trás – face leste – estão todas as aberturas principais. Por elas podemos ter acesso a varanda, ao deque e a área social, de onde é possível ter uma belíssima vista da cidade.

Este projeto considerou o desnível de cerca de três metros entre um lado e outro do terreno. O setor íntimo da residência fica no “retângulo” que está apoiado sobre o terreno em um dos lados e formata a garagem dos automóveis no lado oposto.

Foto divulgação

Para aproveitar ainda melhor o relevo, o arquiteto apostou em um cômodo “semi-enterrado”, ele é subterrâneo na parte frontal, mas possui um acesso plano pela parte de dentro do imóvel.

Saiba mais sobre o projeto da casa FY clicando aqui.

Casa ZB

Na casa DS, o terraço sobre a área de serviço e cozinha também busca explorar as perspectivas visuais da paisagem.

Neste projeto, apesar de o terreno ser bastante acidentado, Pablo conseguiu aproveitar um platô natural e instalar ali a residência. Além disso, o conceito de ambiente semi-enterrado se repete na garagem que possui acesso pela rampa frontal mas com a parte de trás subterrânea.

Para aproveitar a vista da cidade, os ambientes sociais – incluindo o deque e a piscina – foram dispostos para a face norte do terreno, desfrutando da melhor paisagem do local.

Foto divulgação

Saiba mais sobre o projeto da casa ZB clicando aqui

Onde encontrar

O escritório da PJV Arquitetura fica na cidade de Penha, na rua Abraão João Francisco, 35, no bairro Praia Alegre. Para contatar o arquiteto Pablo Vailatti, basta entrar em contato pelo telefone: (47) 3345-0535 ou pelo celular / 99967-0516