MDP X MDF: saiba qual a melhor opção para os móveis da sua casa ou empresa

MDF (a esquerda) e MDP (a direita)/Foto: Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

21/08/2019 - 09:08

O uso do aglomerado de madeira na indústria moveleira caiu em desuso com a chegada de materiais com melhor desempenho e maior vida útil como o MDP e o MDF. Feitos com partículas ou fibras de média densidade, eles são mais resistentes que o antecessor.

A Italínea é especialista na fabricação de móveis planejados. Sua representante oficial dem Jaraguá do Sul é a Inovatta Móveis Planejados. O local desenvolve mensalmente diversos projetos e instalações de ambientes em MDP e MDF, e explicou quais as principais características de cada um deles.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Segundo a Inovatta, baseando-se em um laudo do SBRT, o MDP e o MDF não sofrem dos mesmos problemas que o aglomerado.

O uso intensivo da tecnologia das prensas contínuas, modernos classificadores de partículas, aliados à utilização de resinas de última geração e madeira de reflorestamento, principalmente pinus e eucalipto, torna o MDP uma nova geração de Painéis de Média Densidade.

MDP: para móveis que “fazem força”

O MDP possui partículas de média densidade e é utilizado em móveis que precisam de mais firmeza, principalmente aqueles que irão suportar algum objeto mais pesado. O que auxilia na construção desta resistência é sua montagem em camadas.

Foto Matheus Wittkowski

A camada central tem partículas maiores e é ela que da estrutura à chapa. Além disso, a maior porosidade reduz as chances de inchamento. As camadas externas têm partículas menores reduzindo a porosidade da superfície o que melhora o acabamento, desempenho e resistência estrutural.

A Inovatta Móveis Planejados explica que o MDP é ideal para as peças que estruturam os móveis. Sua alta resistência permite que suportem todo o peso do objeto e daquilo que for colocado sobre ele. A Italínea utiliza o material principalmente nas laterais, prateleiras, fundos e em casos onde há necessidade de revestimentos BP.

MDF: para melhores acabamentos

Ao invés de partículas, o MDF é composto por fibras de média densidade. O material tem superfície lisa, o que faz dele perfeito para receber pinturas, pois possui baixa absorção de tinta proporcionando melhor acabamento.

De acordo com a Inovatta, este é um material mais suscetível à usinagem. Por isso, é usado frequentemente nos móveis com baixo-relevo e recortes curvos. Quanto a Italínea, a marca utiliza o MDF em objetos pintados e que possuam revestimentos laminados em PET como no estilo colonial.

Cozinha Colonial com cortes curvos/Foto: Matheus Wittkowski

Onde encontrar

Foto: Matheus Wittkowski/OCP News

A Inovatta Italínea fica no supermercado Giassi localizado na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, 311, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse a página da Inovatta no Facebook, ou entre no site oficial da loja.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone: (47) 3370 0757.