Zimdars: sabor e qualidade para sua mesa

Foto: Milena Koepp

Por: Elissandro Sutil

22/12/2022 - 07:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:31

 

A charcutaria representa um dos mais antigos métodos de produção de alimentos da humanidade, é a arte de conservação da carne, com técnicas para acentuar seu sabor. Remete ao preparo, originalmente para fins de preservação, seja por métodos de salga, cura, cozimento, defumação ou até mesmo vários desses métodos juntos, de qualquer tipo de carne, como aves, peixes, bovinos e suínos.

Dentre os diversos produtos, podemos citar alguns: presuntos, fiambres, salsichas, salames, mortadela, copa, Lombo, bacon, linguiças, charque e defumados.

Uma tradição desde 1948

O Açougue Zimdars, de Guaramirim, dedica-se a essa arte desde 1948, quando o estabelecimento foi fundado, e hoje pode ser considerado uma referência nesse segmento, devido ao padrão de excelência que imprime em cada um dos itens que vende em seu estabelecimento.

“Embora semelhantes em nome e formato com outros disponíveis no mercado, nossos produtos seguem um rigoroso padrão de qualidade que garante a cada um deles um sabor único”, destaca Márcio Zimdars. “Tudo começa com o recebimento de uma matéria prima de extrema qualidade, com controle de temperatura e bom aspecto”, explica”

Outro passo é a seleção dos cortes destinados a cada tipo de produto. A linguiça defumada, por exemplo, é feita a partir de uma seleção da carne suína, com percentual específico de gordura (o suficiente para dar a suculência ao alimento após a defumação).

A etapa seguinte é a aplicação do tempero na quantidade necessária e com a composição certa de especiarias.

Tudo obedecendo aos mais rigorosos padrões de segurança alimentar estabelecidos por lei.

Defumação

A defumação ocorre em uma sala a 30 graus, temperatura ideal para não deixar passar do ponto. Os produtos ficam pendurados em ganchos e recebem calor e fumaça em partes iguais. O calor desidrata e a fumaça confere o sabor característico. Cada produto tem também um tempo específico de permanência na sala de defumação.

Curso na Alemanha aprimora processos

Um dos responsáveis por implantar esse padrão de qualidade é Michel Zimdars, irmão de Márcio, que participou de curso na Alemanha para aprender com os mestres desse ofício. Com os alemães aprendeu a aprimorar a técnica, dando atenção a detalhes que antes passavam despercebidos. “Tínhamos o conhecimento da tradição recebida, mas lá aprendi realmente como aplicar um padrão na produção artesanal”, explica Michel.

Conheça as linhas

Defumados

Costelinha suína, bacon, copa, lombinho, toucinho, orelha, pé, rabo e ossadinha.

Embutidos defumados

Linguiça pura, mista, calabresa, calabresa apimentada, patê, aperitivo, salame italiano, mortadela.

Embutidos frescais

Linguicinha de pernil, linguicinha de frango, linguicinha campeira.

Frios

Apresuntado suíno, fiambre suíno, fiambre de frango, salsicha, salame rosa, salame cracóvia, morcela (branca e preta) e geleia suína.

Onde encontrar:

Ponte Ivo Silveira (ponte do Zimdars), SC 108 – Guaramirim

Telefone: (47) 3373-2840

Whatsapp: 4799920-9370

Facebook: /zimdarscarnesederivados

Instagram: @zimdarscarnesederivados

Notícias no celular

Whatsapp