WEG participa da 1º Semana Acadêmica de Engenharia da faculdade SENAI

Por: Maria Luiza Venturelli

13/11/2019 - 17:11 - Atualizada em: 14/11/2019 - 09:59

Com a palestra: “Uma Nova Era Para Energias e Mobilidade” o Mestre em Engenharia Elétrica e Diretor Industrial, Sistemas & eMobility da WEG Automação Valter Luiz Knihs, deu início a 1ª Semana Acadêmica de Engenharia na Faculdades SENAI.

O engenheiro trouxe aos alunos dos cursos de Engenharia Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Tecnologia Automação e Tecnologia em Ti , a trajetória e a evolução do setor elétrico, marco e grandes mentores como Nikola Tesla entre outros.

durante a sua fala, destacou sobre as tecnologias com foco nos novos materiais que estão permitindo ganhos, principalmente em

eficiência energética, peso e volume.

“O aço deixa de ser um dos principais materiais, para dar lugar a outros mais nobres como o cobre e o alumínio na composição de baterias e motores, por exemplo. Entram também materiais como o cobalto e o lítio, que não faziam parte deste contexto.”

Ele destaca ainda que toda esta revolução está apoiada em engenharia de software. “A qualidade do software é um item muito importante porque os componentes precisam do software para funcionarem, em um volume gigantesco de linhas de código”, explica Valter.

Segundo o Coordenador dos cursos de Engenharia Controle e Automação e Tecnologia em Automação Professor Alexandre Araujo, “A semana tem o objetivo de promover a integração entre a academia e a indústria sobretudo na área da geração de energias renováveis e a mobilidade elétrica norteando futuros estudos e pesquisas envolvendo esses atores.”

Agregando aos acadêmicos ampliando o panorama com visão mundial e de aplicação de produtos, processos e materiais utilizados na geração de energias renováveis da mobilidade elétrica e da indústria 4.0.

A 1º Semana Semana Acadêmica de Engenharia – Faculdades SENAI, segue até a próxima semana com o Seminário dos projetos integradores onde os alunos da Engenharia de Controle e Automação vão apresentar os projetos: Barco Solar Fotovoltaica e projeto com AGV (veículo guiado autonomamente).