Você sabe o que faz uma nutróloga? Dra. Cristiane Molon fala sobre a especialidade

Por: Elissandro Sutil

21/04/2021 - 08:04 - Atualizada em: 23/06/2021 - 08:06

Estilo de vida, hábitos que conduzem à saúde e outros temas relacionados a Medicina do Comportamento são alguns dos temas abordados por uma nutróloga. Nesse caso, a Dra. Cristiane Rimedarlym Molon, que é uma buscadora incansável por descobrir como o ser humano sobrevive a situações tão desafiadoras e como isso impacta na sua saúde.

Segundo ela, a medicina que aplica é focada na prevenção, na recuperação e manutenção da saúde e não no tratamento de doenças. “Não me interessa o nome da sua doença, quero saber pelos quais motivos você adoeceu e no que você acredita. É aqui que está o foco do meu trabalho”, afirma. Para apresentar a nutrologia, o OCP fez algumas perguntas para a Dra. Cristiane. Confira:

OCP: Como podemos definir a sua especialidade?

Dra. Cristiane Molon: “Nutrologia é a especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao estilo de vida.”

OCP: O que a nutróloga faz?

Dra. Cristiane Molon: “No meu caso, avalio o paciente como um todo, quero entender a rotina, hábitos de vida, como dorme, o que come, com quem convive, o que pensa, o que sente, onde vive, o que faz. Sabemos que é a epigenética quem dita as regras, pois os genes não mudam. A epigenética é o que está acima dos genes, é ela que vai determinar se você terá saúde ou doença e isso é determinado pelo seu estilo de vida.

Ao cultivar bons hábitos, você está inibindo a expressão dos genes da doença, ao passo que alimentação desequilibrada, sedentarismo, estresse crônico, insônia, conflitos emocionais, álcool, cigarro, são hábitos nocivos, que não contribuem para a saúde, podendo acelerar o desenvolvimento de doenças. Os genes vão se comportar de acordo com o seu estilo de vida. Sabendo disso, podemos escolher novas rotas e novos hábitos. Até porque, sem saúde, falta energia para brincar com os filhos e netos, diminui a produtividade no trabalho, a memória perde vigor, o cansaço toma conta, a imunidade cai e deixamos de viver nossos sonhos. Cuidar da saúde não deve ser algo a praticar somente quando adoece, cuidar da saúde deve ser um modo de vida.

OCP: Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Dra. Cristiane Molon: “O nutrólogo precisa ser médico, tem que cursar a faculdade de medicina, por seis anos, e depois se especializar em Nutrologia, na qual também adquire conceitos de alimentação. O nutricionista não é médico e é focado em nutrição, prescrevendo cardápios e dietas personalizadas. A nutróloga precisa do nutricionista. Médico e o nutricionista trabalham em parceira, os dois se complementam.

Particularmente entendo de alimentação, oriento os pacientes quanto a hábitos alimentares, até porque, se não mudarem as rotinas alimentares dificilmente terão melhoras significativas na saúde. Normalmente, solicito a orientação da nutricionista para acompanhamento nutricional e prescrição de uma reeducação ou dieta personalizada.”

OCP: Quais doenças são tratadas pelos nutrólogos?

Dra. Cristiane Molon: “Depois de nove pós-graduações, eu descobri que não cuido de doenças, cuido de pessoas, de vidas, da saúde. Essa é a medicina que pratico.
Desde cansaço, desequilíbrio hormonal, anemia, alterações da memória, problemas digestivos, diminuição do vigor sexual, queda de cabelo, até diabetes, obesidade, ansiedade, dores, enxaqueca, doenças da mulher contemporânea, erros alimentares, envelhecimento, menopausa, intolerâncias alimentares ou para quem busca saúde, qualidade de vida e mais vitalidade.
Após a consulta inicial, solicito um check-up nutrológico (dosagens de vitaminas, hormônios, marcadores de inflamação, entre outros) e, partir daí, traçamos a melhor estratégia com a ajuda de outros profissionais médicos e não médicos. Gosto muito das terapias complementares (acupuntura, reiki, constelação familiar), pois facilitam os processos de recuperação da saúde. Ensino você a cuidar da sua saúde, dos seus desconfortos e dores de uma forma consciente e com autodomínio.”

OCP: Quais pessoas podem se beneficiar?

Dra. Cristiane Molon: “Mulheres e homens que queiram realmente ter mais saúde, ou seja, qualquer pessoa que busca qualidade de vida, bem-estar, saúde, mais vitalidade ou poder pessoal, ou pessoas que estão doentes, que já fazem uso crônico de medicações e que querem experienciar novos hábitos, novas rotinas e conquistar saúde. Eu ensino e instruo as pessoas a buscarem o seu melhor por meio de bons hábitos.”

OCP: Quando devo procurar uma nutróloga?

Dra. Cristiane Molon: “Quando sentir que já não tem mais aquela vitalidade, está cansado, irritado, ansioso, come demais, sem energia física, com os pensamentos acelerados, com a libido baixa, com enxaqueca, insônia, tontura, dores pelo corpo, sintomas depressivos. Percebe que está envelhecendo rápido demais, com acúmulo de gordura, redução da massa muscular ou com o surgimento de doenças. Não trato doenças, cuido de pessoas, ensinando e instruindo-as a assumir as rédeas da vida e da saúde.”

Sobre a especialista

A Dra. Cristiane Molon (CRM-SC 11384 | RQE 10352) é nutróloga formada em medicina pela UFSC e pós graduada em prática ortomolecular e modulação hormonal, saúde da família, medicina estética e estudante de saúde quântica, programação neurolinguística e hipnose.