“Usando a criatividade na arquitetura compacta”

Por: Eixo 11

22/09/2020 - 16:09

As residências em grandes centros e até nas cidades pequenas, incluindo lofts e apartamentos, estão cada vez mais compactas, necessitando usar criatividade para desenvolver projetos arquitetônicos cheio de personalidade. Seja no estilo moderno, rústico ou clássico, não há regras de tamanho, ele pode ser grande ou pequeno, a diferença está na relação de harmonia entre aqueles que habitam o local.

Como geralmente o investimento é alto para construir seu primeiro lar, nem sempre é possível concretizar seus sonhos com uma casa ampla e muitos cômodos. Para isso, você vai precisar de um bom projeto que seja adequado ao seu terreno e orçamento.

As plantas devem ser práticas e funcionais, para que os moradores tenham um dia a dia confortável. Basta saber como distribuir os cômodos de acordo com o espaço disponível e priorizar as necessidades da sua família. Ou seja, é preciso identificar o número de pessoas, avaliar a necessidade de adaptação (no caso de idosos e crianças), para assim garantir que a casa e atenda as expectativas de todos.

Os ambientes integrados se encaixam perfeitamente para estas situações, onde é necessário buscar a sensação de amplitude do espaço. Os ambientes mais comuns integrados atualmente são cozinha, sala de estar e sala de jantar.

Aposte na iluminação para valorizar o ambiente e deixá-lo ainda mais elegante. Invista em luminárias de chão ou até nos pendentes que ficam lindos e úteis na mesa de jantar. E sempre que possível aproveite a iluminação natural que é imprescindível para ampliar a sensação de espaço nas residências.

Os móveis planejados, são um dos principais segredos para a decoração de ambiente compactos. Eles permitem o aproveitamento de todos os espaços e ao mesmo tempo transmite organização e deixa também área livre para a circulação.

Não se limite ao projetar somente dormitórios e cozinhas, você poderá proporcionar o máximo de funções possíveis aos móveis, tornando-os multifuncionais, como biombos com prateleiras para divisão de ambiente, camas com gaveteiros, pufes com baú internos, nichos e prateleiras, entre outros.

Foto divulgação | Eixo 11

As portas de correr também devem ser planejadas, pois são muito úteis em espaços pequenos por dispensarem aquela área de abertura delas. Aliás, esses cantos podem até ser aproveitados na decoração, com vasos de plantas altos, que trarão leveza ao ambiente.

O espelho não pode faltar, é um dos segredos clássicos da decoração de apartamentos compactos. Deve ser estrategicamente posicionado, para dar a sensação de amplitude e também pode ajudar a destacar um objeto ou determinado espaço dos demais, deixando o ambiente sofisticado.

Assim, aliando estética, otimizando espaços de armazenamento e criando uma circulação fluida você terá um ambiente confortável e muito aconchegante. A Eixo 11 Arquitetura, tem soluções customizadas para cada necessidade e tamanho do seu projeto, consulte-nos!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram