Em funcionamento desde 1º de julho de 2018, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, do bairro Próspera, de Criciúma, contabiliza uma marca histórica e elevada de atendimentos à população. Segundo balanço oficial divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Instituto Maria Schmitt, organização social responsável pela gestão da unidade, mais de meio milhão de pessoas já receberam atendimento no local.
Outro dado comemorado é o índice de satisfação dos pacientes, que se mantém na casa dos 93% durante os quase cinco anos de funcionamento.
“Esses dados refletem a confiança da população criciumense no atendimento que prestamos. É motivo de orgulho e satisfação para toda equipe ultrapassar a marca de 500 mil acolhimentos e ainda com um elevado índice de aprovação da comunidade. São números que traduzem toda dedicação, carinho e amor que temos diariamente com todos que aqui chegam,” explicou o diretor geral, Fabiano Teixeira.
Apelidada carinhosamente pela própria comunidade de “mini-hospital” devido ao grande número de serviços, excelente atendimento e alta resolutividade, a UPA Próspera Dr. Antônio Carlos Althoff é destaque em assistência médica de qualidade no Sul do país. Rigorosamente habilitada e qualificada junto ao Ministério da Saúde, a unidade é referência e modelo para o Brasil. Além da excelente infraestrutura a UPA segue os padrões de gestão humanizada do IMAS, que preza por um atendimento qualificado, acolhedor e resolutivo.
“Os principais procedimentos são atendimento médico, exames de raio-x, exames laboratoriais, imobilização ortopédica, gesso, eletrocardiograma, curativo entre outros” acrescenta Fabiano.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e está preparada para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Inovação
Ainda de acordo com Fabiano, o atendimento odontológico de emergência é uma inovação que desde o ano passado vem sendo ofertado na UPA Próspera em Criciúma.
“Esse tipo de serviço não costuma ser oferecido por UPA’s no Brasil, ou seja, foi um avanço importante implantado pelo governo do município de Criciúma com suporte do IMAS,” finalizou.
O diretor de regulação e implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt, destaca que o bom funcionamento da UPA é vital para desafogar o fluxo dos hospitais das redondezas e possibilitar um atendimento eficiente no atendimento básico.
“Ultrapassar a marca de meio milhão de atendimentos em uma UPA e garantindo a qualidade do serviço é uma demonstração clara de que estamos atingindo o objetivo de prestar serviços de qualidade à população. Parabenizo toda equipe da UPA Próspera pelo esforço, talento e dedicação diária que contribui grandemente para superar desafios e obter conquistar como essa” enfatizou.