A engenheira civil proprietária do escritório de engenharia que carrega o próprio nome da empresária Silvia Torres, relata que não acreditaria se aos 18 anos dissessem que ela seria engenheira aos 40 anos. O sonho, que a acompanha desde cedo, teve sua rota recalculada após encontrar obstáculos no caminho quando ainda tinha 18 anos.
Nascida em Foz do Iguaçu, mudou-se ainda jovem para Rondônia, onde não tinha muito acesso à informação a não ser pela TV, a qual a despertou interesse em ir em busca da graduação. “Morava no interior do estado de Rondônia, onde o acesso à internet era limitado e foi através da TV que tive o desejo de cursar faculdade, um objetivo que até então, ninguém da minha família tinha”, relata Silvia.
Inquieta e atuante, abraçou toda a ajuda que seu avô podia oferecer para proporcionar conhecimento a ela, assim cursou datilografia, informática e também formou-se Técnica de Contabilidade. Estes aprendizados abriram portas em um escritório contábil, onde trabalhou dos 15 aos 18 anos, adquirindo mais conhecimento com pessoas experientes na área, além de ser um meio para reunir o dinheiro necessário para viajar ao sul e cursar faculdade.
Aos 18 anos Silvia fez o teste do Instituto Militar de Engenharia (IME), para ter acesso à graduação de Engenharia, no entanto, não conseguiu. Ela revela que optou pelo “sistema de escadinha”, onde trabalhou duro e buscou estabilidade em outra área antes de investir novamente na graduação em engenharia.
Após a mudança para Jaraguá do Sul nos anos 2000, a empresária trabalhou em diversas empresas, e conforme conquistava estabilidade, avançava para sua primeira graduação, que foi na área da educação, a pedagogia. Assim, atuou durante 10 anos como funcionária pública em Jaraguá do Sul até efetivar-se professora em Guaramirim.
CAMINHOS DA VIDA
Apesar das curvas sinuosas da vida, a empresária até deixou, por determinado tempo, seu sonho de ser engenheira, guardado na geladeira, mas nunca o esqueceu. Conquistar a graduação foi um dos maiores obstáculos em sua vida, mas finalmente o alcançar proporcionou muito orgulho a ela. Nesse momento, se viu diante de dois caminhos, “tornar-se empreendedora ou tornar-se empreendedora”.
“Sair da estabilidade para trabalhar em uma empresa não era coerente para mim. Por desenvolver outras habilidades ao longo da vida, abrir o meu próprio negócio era o caminho certo a seguir, pois, esta seria uma forma de contribuir mais para a sociedade”, conta a empresária.

Engenheira Civil Silvia Torres | Foto Hermann Image
Silvia abriu seu escritório em abril de 2020, no meio das incertezas do mercado, onde muitas pessoas não sabiam o que fazer e funcionários públicos ficaram parados, ela viu no momento a oportunidade perfeita. Independente da opinião de pessoas que acreditavam que a empresária estava contra a correnteza, seu propósito manteve-se firme e assim, encontrou na situação o tempo necessário para abrir a própria empresa na área de engenharia civil.
EDIFICANDO UM SONHO
Os desafios como mulher empreendedora é manter o foco nas prioridades, continuar com a mentalidade sã e próspera, além de gerir o tempo com maestria, pois ao tornar-se empreendedora a mulher continua cuidando dos filhos, da casa e ainda se dedica ao negócio e aos estudos. Apenas desenvolvendo habilidades de gestão de tempo para conseguirmos fazer tudo o que precisamos durante nosso dia, comenta.
E, por saber que em diversas situações da vida é necessário ajuda de pessoas, inclusive nos negócios, por isso conta com uma equipe de profissionais de prestígio que evolui constantemente. Atualmente, ao trabalhar diretamente com estruturas de edificações, Silvia sente-se no dever e missão de planejar estruturas que possuem segurança, funcionalidade e durabilidade para todos que buscam tirar seu sonho do papel.

Engenheira Civil Silvia Torres | Foto Hermann Image
Ela ainda busca contribuir com as pessoas transmitindo informações através de cursos, lives e parcerias com universidades, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de investir em um engenheiro civil para construir um projeto estrutural seguro e durável.
Onde encontrar
O escritório Engenheira Civil Silvia Torres fica na rua Goiás, 715, Vila Lenzi em Jaraguá do Sul.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: (47) 98900-4599. Para ficar por dentro das novidades, acesse o site www.stectreinamentos.com.br e as redes sociais: Instagram.