Um ano de Cerveja Brüderthal! A primeira cerveja de Guaramirim

Foto divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/08/2021 - 07:08

Rodrigo Vick, é o idealizador da primeira cerveja de Guaramirim, a Brüderthal. Ele recebeu o jornal O Correio do Povo, para falar um pouco sobre como surgiu a ideia da criação da marca e para nos mostrar a qualidade e o diferencial de cada receita das Cervejas Brüderthal.

A origem

Ele conta que cresceu no meio do negócio de distribuição de bebida, seus pais Irineu e Inês Vick, inicialmente tinham uma lanchonete, lá por volta de 1984, posteriormente, a família migrou para o ramo de distribuição de bebidas, dando início a famosa, Distribuidora de Bebidas Vick em 1992. Rodrigo que estava presente em meio a este processo, começou a idealizar dar continuidade ao negócio da família, e após a conclusão do curso de administração, finalizado em 2006, surgiu a ideia de criar a própria marca de cerveja artesanal.

Rodrigo Vick, idealizador e criador da Brüderthal.

A criação da Brüderthal

Após definido o conceito das cervejas e qual mercado cervejeiro atingir, Rodrigo precisava começar a produção, para isto, procurou o ramo de cervejas ciganas — termo que significa a produção de pequenas e exclusivas cervejas dentro da fábrica de grandes cervejarias. Ele encontrou a parceria que precisava em Blumenau, junto da marca Cervejaria Blumenau, hoje ele terceiriza toda a produção da Brürderthal no espaço da fábrica de Blumenau.

Rodrigo ainda comenta que esta parceria só foi possível, pois seus planos de negócio e mercado não competem com a da fábrica. Além disso, a Empresa Bebidas Vick, se tornou o distribuidor das cervejas Blumenau para 6 cidades ao arredores de Guaramirim.

A Brüderthal comemora um ano de criação e sucesso. A marca foi inaugurada junto com o aniversário de Guaramirim em 2020.

Estilos da Brüderthal

As receitas exclusivas da Brüderthal foram criadas por Rodrigo Vick e finalizadas em parceria com o famoso cervejeiro Marcos Guerra, atual cervejeiro da Cervejaria Blumenau.

A Brüderthal possui três estilos

  • Pilsen Puro Malte
  • Mazbier – cerveja escura
  • Traubier – cerveja de vinho

Destaque para a Mazbier, a produção da marca é uma das poucas artesanais em todo o estado. Ela é produzida de forma tradicional, com caramelo e maltes tostado dando a ela, o melhor sabor do estilo.

Lançamento

O lançamento do ano de 2021 é a Extra Gold, cerveja com sabor encorpado, maior carga de malte, com teor alcoólico de 5,5%, de acordo com que o estilo pede, utilizando o malte chateau cara gold, dai a origem do seu nome, Brüderthal Pilsen Extra Gold.

LOGO

Outro detalhe muito interessante da marca é a logo. Pensada nos mínimos detalhes para estar alinhada com a cidade de Guaramirim.

A garça presente na logo, é a garça símbolo da cidade, a Guaramirim, que significa garça pequena. A garça também está presente na bandeira do município. Logo abaixo da garça, temos um rio que é o Rio Itapocú, rio que cruza a cidade inteira. O amarelo representa as plantações e o setor da agricultura, muito tradicional na região. O nome da cerveja Brüderthal, é o nome do bairro que deu início a cidade, além do fato de que Brüderthal em alemão significa “local de irmãos”. Os arcos da logo também fazem menção aos arcos de entrada de Guaramirim, e o slogan Das Erste Guaramirim Bier significa “Primeira Cerveja de Guaramirim”.

Onde encontrar

Rod SC 108 Km 42 – Barro Branco, Guaramirim – SC, 89270-000. Para ficar por dentro de todas as novidades acesse as redes sociais Instagram e Facebook da marca.