Trombofilia: a doença que atinge cerca de 180 mil brasileiros por ano

Especialista em hematologia Dra. Alessandra Cristhina Escopell

Por: Elissandro Sutil

09/04/2022 - 07:04 - Atualizada em: 12/04/2022 - 10:27

A Trombofilia é uma doença que acomete pessoas que possuem tendência a ter alterações de coagulação no sangue. Desenvolvem-se principalmente nas pernas, ocasionando problemas graves como trombose venenosa ou arterial, além disso, há casos que podem atingir os braços, intestino, pulmão, coração, aumentando o risco de infarto, sistema nervoso central, que acarreta AVC ou derrame.

De acordo com a Dra. Alessandra Cristhina Escopell, essa condição pode ocorrer por causas hereditárias, ou seja, transmitida de geração por geração, e em cerca de 40 a 50% desses casos, muitas vezes, podem ser diagnosticadas com mais de uma trombofilia no mesmo paciente. Ou então, os coágulos podem ser adquiridos ao longo da vida a partir de gravidez, obesidade, câncer e ao ficar longas horas parado na mesma posição. As chances podem aumentar a partir de condições clínicas como uso de medicamentos anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, síndrome antifosfolípide, neoplasia ou imobilização.

Especialista em hematologia Dra. Alessandra Cristhina Escopell

“Suspeita-se de trombofilia quando é identificada em situações únicas, como quando é diagnosticada em pessoas abaixo dos 50 anos tromboses de repetição ou em lugares incomuns. Geralmente ocasionadas por presença de histórico familiar com trombose, ausência de fator desencadeante, ou também quando há histórico de abortos repetitivos, dificuldade para engravidar, pré-eclâmpsia, hematoma retroplacentário, retardo do crescimento intrauterino e perdas fetais”, comenta a especialista

Para diagnosticar essa doença, é necessário realizar exames de sangue e o tratamento é individual, de acordo com o histórico pessoal e familiar do paciente, tipo de trombofilia, peso, estilo de vida, a idade e presença de gravidez. Pessoas com esta doença normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.

O tratamento recomendado para quem já possui trombofilia é baseado no uso de medicamentos anticoagulantes como, Heparina, Varfarina Rivaroxaban, Edoxaban e, também em ácido acetilsalicílico.

Lembre–se, ao identificar qualquer sintoma procure assistência médica sem perda de tempo.

Onde encontrar

O Hospital São José (HSJ) fica na Rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000.

Acesse o site da instituição (hsaojose.com) para ficar por dentro das novidades. Acompanhe também nas redes sociais: Facebook (@hospitalsaojosedejaraguadosul) e Instagram (@hospital_saojose).

O texto contou com a participação do especialista em hematologia Dra. Alessandra Cristhina Escopell (CRM-SC 12624) que atende no HSJ.