Tratamento contra o câncer: entenda os processos da radioterapia

Por: Elissandro Sutil

27/05/2021 - 07:05 - Atualizada em: 27/05/2021 - 11:40

O tratamento do câncer é baseado em três pilares: a cirurgia, a quimioterapia/imunoterapia e a radioterapia. Este último consiste no uso de radiação ionizante para matar as células cancerígenas. A Radioterapia é um tratamento usado há mais de cem anos e vem evoluindo no mundo todo com o passar do tempo e de maneira muito rápida.

No início, eram utilizados equipamentos rudimentares e o tratamento era aplicado com entendimento limitado da biologia tumoral e a interação com a radiação. Mesmo assim, as taxas de sucesso existiam, porém, com alta toxicidade para os tecidos normais.

Com o advento de novos equipamentos, de melhor conhecimento da história natural das neoplasias, associado a incrementos da ciência da computação e das imagens (tomografia, ressonância e PetCT), obteve-se maior precisão no alvo pretendido, além da redução importante nas toxicidades agudas e tardias.

O radio oncologista e radioterapeuta, Dr. Leonardo Vieira Polli, pontua que desde então, passou-se a irradiar tecidos com precisão nunca antes imaginados, com incremento terapêutico e baixos níveis de sequelas.

Modalidade da Radioterapia

  • Externa: feita com os modernos aceleradores lineares;
  • Interna: feita com a braquiterapia de contato.

“As duas modalidades fazem parte do arsenal de tratamento que em mãos habilitadas e treinadas disponibilizam tratamentos altamente efetivos e toxicidade aceitável. Em suma, a cura ou controle tumoral, respeitando a funcionalidade do corpo no pós-tratamento”, explica o especialista.

Ele ainda pontua que o processo do tratamento pode consistir de uma única aplicação até múltiplas aplicações, conforme o protocolo proposto pelo médico para cada caso específico. Além disso, pode variar entre radiocirurgia e radioterapia ablativa, técnica conformada 3D e técnica conformada 3D com IMRT e IGRT, e a braquiterapia.

Divisão em fases

O médico salienta que o tratamento radioterápico é realizado em fases. A primeira consiste na consulta com o médico radioterapeuta/radio oncologista que avalia o caso do paciente estudando qual o melhor protocolo e técnica a ser utilizada.

Com o tratamento indicado e definido o paciente inicia o próximo passo: a simulação do tratamento, em que são realizadas imagens com tomografia computadorizada e o posicionamento/imobilização da região a ser tratada.

Com a simulação do tratamento pronta, inicia-se o processo do planejamento: momento em que é definida a localização do tumor que receberá a dose de radiação prescrita e a proteção dos tecidos circunvizinhos.

“Este projeto consiste no trabalho em conjunto do médico radioterapeuta e o físico médico, com especialização em radioterapia, ambos em busca da melhor cobertura tumoral com a radiação e a proteção dos tecidos saudáveis”, destaca Dr. Leonardo.

Com o tratamento pronto e liberado, o paciente segue para o início do tratamento radioterápico, que é aplicado diariamente por um técnico especialista em radioterapia.

Durante todo o processo, o paciente passa por consultas de revisão com o médico, e ao fim do tratamento ele recebe a alta e inicia o seguimento de pós-tratamento.

Apoio de diversos especialistas

Um serviço de radioterapia funciona de maneira multidisciplinar e conta com médico radioterapeuta/radio oncologista, físico médico e dosimetrista, enfermeiro e técnicos de enfermagem, técnicos de radioterapia e equipe administrativa.

“Profissionais altamente capacitados para este atendimento especializado que sempre buscam humanização e qualidade, aliados na luta diária contra o câncer”, finaliza.

Onde encontrar

O Hospital São José fica (HSJ) na Rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000. Acesse o site da instituição (hsaojose.com) para ficar por dentro das novidades. Acompanhe também nas redes sociais: Facebook (@hospitalsaojosedejaraguadosul) e Instagram (@hospital_saojose).

O texto contou com a participação do especialista do Dr. Leonardo Vieira Polli (CRM 11733 | RQE 7979) que atende no HSJ.