Tradição com inovação: CEJ finaliza ampliação e anuncia estratégia para retomada após pandemia

Tradição com inovação: CEJ finaliza ampliação e anuncia estratégia para retomada após pandemia Tradição com inovação: CEJ finaliza ampliação e anuncia estratégia para retomada após pandemia

Informe OCP

Por: Braian Schwertz

sexta-feira, 03:44 - 06/11/2020

Braian Schwertz

A educação de crianças e adolescentes é um ato de construir e preparar um ser para a vida que ele terá dali por diante. Por isso, para esta jornada não se pode medir esforços e o Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul (CEJ) é um exemplo deste compromisso com o aprender.

O colégio conta com 113 anos de tradição na educação e até hoje é referência, mostrando que mesmo tendo uma longa jornada na história, ainda consegue inovar, surpreender e se superar no que diz respeito a educação dos jovens jaraguaenses matriculados na instituição.

Uma prova disso é a nova edificação pela qual o colégio passou e que foi finalizada recentemente. Ao todo, foram inaugurados 1.500m² de áreas novas e renovadas que os alunos poderão usufruir assim que as aulas retornarem após a pandemia.

Leopoldo Fenner, diretor do CEJ, fala que a busca por inovar e melhorar sempre a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos foi o que motivou a escola para fazer este movimento.

"Nós buscamos não só educar, mas também formar pessoas mais completas. Queremos que os alunos egressos da escola sejam cidadãos preparados para superar os desafios que a vida lhe apresentar", completa o diretor.

O novo projeto conta com dois refeitórios, um deles será usado por crianças menores e foi projetado em tamanho - do espaço e dos móveis - para elas. Já o outro será para os adolescentes e, em alguns momentos, para os pais dos alunos que quiserem almoçar na escola.

Além dos refeitórios, no novo prédio existem salas de musicalização, artes e também um auditório multiúso. O auditório está na fase final de construção e terá um pé direito mais alto (cerca de quatro metros) e poderá receber, sentadas, mais de 400 pessoas.

Todo o novo complexo possui acesso via elevador, garantindo acessibilidade e três escadas. Uma no hall principal, outra dentro da cozinha (que leva ao depósito) e outra atrás do auditório, pensada para as entradas surpresas dos alunos em espetáculos e homenagens especiais.

Veja fotos da nova estrutura:

Novo normal da educação

Em tempos de pandemia, a escola não pode deixar de pensar na segurança dos estudantes. Por isso, se adaptou e conseguiu garantir o aprendizado mesmo durante este momento de distanciamento social.

Margareth Ripp, coordenadora pedagógica geral do CEJ, comenta que os objetivos de aprendizagem deste ano foram alcançados e que para 2021 a expectativa é que tudo se normalize o mais rápido possível.

“Durante o isolamento, os professores se adaptaram e gravaram vídeo aulas e também fizeram aulas ao vivo com os estudantes. A parceria e a participação dos pais foi crucial para que os discentes conseguissem absorver conteúdo mesmo sem a presença física do educador”, relata Margareth.

Além das estratégias de ensino à distância, a coordenadora também explica sobre o planejamento da escola acerca do retorno das aulas presenciais. No CEJ, as famílias têm liberdade para decidir se os aprendizes podem voltar a frequentar as aulas presenciais ou não.

“Independente da escolha das famílias, nenhum aluno sai perdendo. As aulas presenciais são transmitidas online para todos os alunos que optarem pelo isolamento e eles podem perguntar e interagir em tempo real com os professores das mesma forma que os outros”, comenta.

Além da sala de aula

Outra mudança que a nova edificação possibilitou foi a inserção do período integral para 2021, quando a pandemia estiver sob controle. De acordo com Leopoldo, a inserção deste formato na grade escolar estava sendo pedida pela comunidade de pais já faz algum tempo, mas até então a infraestrutura da escola não permitia que isto acontecesse.

"Com o período integral, buscamos agregar a educação dos filhos e também na organização de vida dos pais. Eles pediam sempre pelo período integral porque precisavam desse apoio vindo da escola que já conhecem e confiam", explica Fenner.

No contra turno, crianças e adolescentes poderão fazer aulas culturais como canto, danças, instrumentos variados e teatro. Também poderão praticar várias modalidades de esporte.

Incentivo ao esporte

Quem conhece o meio desportivo de Jaraguá do Sul sabe bem que o CEJ é referência. Ano após ano o colégio recebe títulos em diversas modalidades. O motivo disso é a cultura do colégio que busca sempre dar aos alunos tudo que é necessário para ir bem neste quesito.

Augustinho Ferrari, coordenador desportivo do CEJ, comenta que a prática de esportes contribui para diversas habilidades e possibilita o surgimento de novos talentos, abrindo portas até mesmo para carreiras.

“Fizeram parte do CEJ vários atletas profissionais de várias modalidades”, comenta Ferrari.

Onde encontrar

O Colégio Evangelico de Jaraguá do Sul (CEJ) fica na rua Esteria Lenzi Friedrich, 130, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse as redes sociais do colégio: Facebook e Instagram (@colegiojaragua). Para entender melhor a proposta de ensino, acesse o site oficial do CEJ (www.colegiojaragua.com.br). Você também pode entrar em contato pelo telefone (47) 3055-3022.
×