Tradição cervejeira: como a Karsten se tornou uma das principais cervejarias da Schützenfest

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/11/2019 - 08:11 - Atualizada em: 13/11/2019 - 11:01

A Schützenfest chegou e o clima não poderia ser mais alegre! A partir de hoje serão 11 dias de festa com muito envolvimento no tiro esportivo, tradição e claro: cerveja de qualidade. A Cervejaria Karsten será uma das principais fornecedoras dos chopes artesanais este ano. A empresa participa da festa desde 2015 e é uma das favoritas!

Nesta edição da Schutzenfest, além dos estilos mais consagrados, como as Pilsen, Stout e Ipa, a Karsten apostou em um estilo inédito na Schützenfest, a Munich Helles.

Foto: Matheus Wittkowski

Os apaixonados pelas produções da Karsten pediram muito, e o chope também será servido na festa. Este estilo entrou na linha da cervejaria por acaso, mas acabou se tornando o segundo mais vendido da marca.A receita dela é 100% alemã e feita com malte importado de Munique na Alemanha. Esta cerveja possui um teor alcoólico baixo, uma coloração levemente acobreada e um sabor muito marcante e com notas de caramelo deliciosas.A parte mais interessante é que por mais que o malte seja muito presente no sabor, ele não é forte. Desta forma, a Munich Helles se torna tão suave quanto uma pilsen, mas com um sabor diferente, único e de certa forma adocicado.

Foto: Matheus Wittkowski

Saiba mais sobre os outros estilos

Stout Frade Negro

Se você achou esse nome familiar, não é por um acaso. Este rótulo foi o resultado de uma parceria da Karsten com a banda Frade Negro. O resultado da parceria foi uma cerveja marcante, escura, trazendo no aroma e paladar notas de café e torrefação. Ela foi feita – e muito bem recebida – para quem curte Heavy Metal, mas não deixa de lado a tradição de curtir a Schützenfest!

Pilsen

Campeão de vendas da Karsten, este é o estilo favorito e mais conhecido chope de todos. Ele é suave, de baixo teor alcoólico e fácil de beber, além de ser a melhor pedida para os paladares menos acostumados ao sabor mais forte dos estilos mais amargos e marcantes.

Ipa

A Karsten Ipa é uma classica. Ela mantém as características do estilo como o amargor e o aroma inconfundíveis com um teor alcoólico elevado em relação à Pilsen.

Na Schützen, você vai encontrar a Karsten no restaurante (pavilhão A), na Vila do Chopp e no Bier Ecke, tradicional local das cervejas artesanais na festa.

A nova Karsten de sempre

Atualmente, a cervejaria passou por um momento de renovação e escolheu a época da Schützenfest para lançar a novidade. Depois de mais de meia década atuando na região, a Karsten atualizou toda a identidade visual, mantendo a essência e a tradição, mas expressando muito melhor esse momento de modernização e novidades por vir!

Foto: Matheus Wittkowski

Além da nova marca e da chegada da Munich Helles à Schützen, Side e Marcela mencionam que haverão muitas outras novidades, mas não entraram em detalhes.

“Só podemos dizer que a Karsten vai lançar muita coisa que Jaraguá do Sul e região não espera. O pessoal precisa acompanhar para descobrir tudo o que estamos preparando”, comenta o casal.

Uma história de trabalho e dedicação

Conquistar o título de “favorita” entre os jaraguaenses não foi tarefa fácil, com muitos anos de trabalho e empenho, colocando amor em cada receita e lote de produção.

A ideia da cervejaria surgiu em um momento de mudança na vida de Side Karsten, que se encantou com o universo cervejeiro em 2010 e decidiu largar a vida de auxiliar financeiro em uma multinacional e se dedicar ao estudo, tentativa e erro no universo cervejeiro. Só depois de muito aprendizado, nasceu a Karsten, em 2014.

Foto: Matheus Wittkowski

De acordo com Side, o nome da cervejaria foi motivo de muito debate, até que perceberam que o sobrenome da família era perfeito para expressar o que a marca representava.

“O sobrenome Karsten é alemão e muito conhecido na região. Como a essência da cervejaria é a cultura alemã e as tradições, percebi que tinha o nome perfeito para a cervejaria estampado na minha certidão de nascimento”, conta o fundador.

A tradição cervejeira é essencial para a marca, mas a Schützenfest e a cultura do tiro esportivo fizeram parte da infância de Side. Foi por isso que o empresário não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de se tornar parte da festa. De acordo com o empresário, mesmo estando lá a trabalho, não existe um dia que ele e Marcela Z Karsten – esposa de Side – não se divirtam na festa.

“Eu cresci na Schützen e nas sociedades de tiro e é incrível estar nos bastidores agora, vivendo todo esse universo fascinante que a festa tem a oferecer”, comenta Side.

Onde encontrar

Você encontra os chopes Karsten na Rua Carlos Hardt, 460, Bairro Chico de Paulo (em frente ao antigo prédio da Carinhoso/LMG) em Jaraguá do Sul. Além dos quatro estilos disponíveis na festa, a cervejaria conta com os estilos Red Ale, Chope com Vinho e o Russian Imperial Stout. Além destes estilos fixos, conta com as receitas sazonais Witbier e as Catharinas Sours de Uva e Goiaba.

Para fazer o pedido da sua cerveja, entre em contato pelo telefone: (47) 3058-3338 ou pelo WhatsApp: (47) 9 9953-6650.